Tecnologia

Fabricantes preparam notebooks com Chrome OS, do Google

No evento Google I/O, na próxima semana, deverão ser exibidos computadores com o sistema operacional Chrome OS, que o Google desenvolve desde 2009

O notebook CR-48, do Google, foi o primeiro computador com o Chrome OS divulgado publicamente (þä½/Flickr)

O notebook CR-48, do Google, foi o primeiro computador com o Chrome OS divulgado publicamente (þä½/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2013 às 16h27.

São Paulo - Alguns detalhes técnicos de computadores com o sistema operacional Chrome OS, do Google, começaram a aparecer. As informações foram descobertas por internautas de sites como o Chrome Story, que vasculharam os relatórios de erro do projeto.

Na documentação, muitas vezes aparecem as especificações das máquinas bem ao lado do bug. Um dos modelos mais misteriosos é o Seaboard, do próprio Google, possivelmente um tablet. Sua configuração inclui processador Tegra 2, da Nvidia, tela sensível ao toque e duas portas USB para impressoras e outros periféricos. Como um dos relatórios menciona as teclas “Ctrl+Alt+F2″, pode se tratar de um modelo híbrido, ou seja, com teclado além da tela sensível.

Há também o notebook ZGB, da Acer. O computador viria com um processador Intel Atom, tela de LCD e saída HDMI, para conexão a um televisor. São feitas menções também a máquinas com os codinomes Wario, Kaen, AEBL e Harmony, também com processador Tegra 2, da Nvidia.

O notebook com maior número de detalhes (e que talvez esteja mais perto de ser anunciado oficialmente) é o Alex, da Samsung. O portátil vem com processador Atom N550, da Intel. Ele usa uma unidade de armazenamento do tipo SSD, que emprega chips no lugar de um disco magnético. Também tem conexão com a rede celular 3G e portas USB.

Tantas informações indicam uma movimentação mais intensa dos fabricantes de hardware, sinal de que um anúncio oficial está próximo. O Google I/O, marcado para a próxima semana, pode ser o momento em que os primeiros notebooks com o sistema vão surgir. Até agora, o único hardware com o Chrome OS é o protótipo CR-48, do próprio Google. Será que Bill Gates e Steve Jobs estão preocupados?

Acompanhe tudo sobre:BrowsersChromeEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle I/ONetbooksNotebooksTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro