Tecnologia

Fabricante da Nokia planeja lançar celular 'flip' inspirado em Barbie

Empresa também planeja trazer de volta um "telefone icônico" no meio do ano

Barbie: telefone com a marca da personagem deve ser em formato flip. (Warner Bros./ Barbie/Divulgação)

Barbie: telefone com a marca da personagem deve ser em formato flip. (Warner Bros./ Barbie/Divulgação)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 08h57.

A HMD, fabricante dos telefones da Nokia, anunciou planos de lançar um telefone flip com a marca Barbie em julho deste ano, em parceria com a Mattel. A revelação foi feita na MWC, a maior feira de tecnologia do mundo.

O telefone da Barbie é apenas um dos dispositivos que a HMD pretende colocar no mercado nos próximos meses. A companhia disse também que deve lançar um telefone com recurso retrô da marca Nokia e um smartphone da marca HMD.

De acordo com o site The Verge, não foram anunciados preços, especificações ou recursos para o telefone Barbie, ainda sem nome, mas espera-se que ele seja um telefone flip tradicional em vez de um smartphone. Em uma entrevista publicado pelo site, o chefe global de insight, proposição e marketing de produto da HMD, Adam Ferguson, confirma que será um dispositivo totalmente novo.

Ferguson falou que a HMD (Human Mobile Services) planejava deixar de produzir exclusivamente produtos da marca Nokia para passar a vender dispositivos com seu próprio nome, além de colaborar com "parceiros interessantes", como a Mattel. O executivo disse que parcerias como essa com outras empresas devem continuar.

Quanto ao telefone de marca própria, a HMD não deu detalhes específicos, mas deve ser lançado no meio do ano, segundo o The Verge. O anúncio ocorre pouco mais de um mês depois que houve um vazamento de imagens de um smartphone que se parece muito com os telefones Nokia existentes da empresa, embora com um logotipo da HMD no lugar da Nokia.

Isso não significa que a HMD está abandonando a marca Nokia. Ferguson negou que a HMD esteja explorando outros nomes de marcas por causa do declínio na popularidade do Nokia. "Não é de forma alguma que pensamos que há uma diminuição do poder da marca", diz Ferguson, "é apenas que, do ponto de vista comercial da HMD, temos a oportunidade de fazer mais... com essa estratégia multimarcas", falou.

A empresa diz que planeja "trazer de volta um telefone icônico neste verão", semelhante a suas outras revitalizações retrô de dispositivos como o Nokia 3310 e o Nokia 8110.

Acompanhe tudo sobre:BarbieNokiaMobile World Congress

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo