Tecnologia

Exército britânico usa iPad para treinar soldados

Aplicativo criado especialmente para as tropas que agem no Afeganistão substitui lições passadas por instrutores

Uso de iPads evita gastos com impressão de manuais, diz major

Uso de iPads evita gastos com impressão de manuais, diz major

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2010 às 16h04.

São Paulo - Tropas militares britânicas estão usando iPads para a realização de treinamentos. Por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente para o exército, os soldados aprendem jargões e os procedimentos adotados nas missões de apoio, e o processo torna o aprendizado mais rápido do que quando as instruções eram passadas oralmente em sala de aula, relata a rede BBC.

Jason Markham, do 1º Regimento da Royal Horse Artillery, que já serviu no Afeganistão e atualmente está treinando para sua segunda missão, mostrou à BBC o aplicativo em funcionamento. "Eu estaria no QG - as tropas em campo me chamariam para ajudar e me dariam a localização e a descrição do alvo", descreveu. "Nós usamos todas essas informações para achar uma solução. Isso foi desenhado para nos fazer praticar, então quando chegamos lá, somos especialistas", disse.

Soldados do posto de comando precisam ser treinados sobre como se comunicar com aqueles da linha de frente para ter certeza de que as armas corretas foram utilizadas na hora certa e no alvo correto. "Se nós podemos usar esse tipo de tecnologia, provavelmente reduziremos a quantidade de treinamento e essa é a chave hoje em dia quando as pessoas estão tão comprometidas com as operações no Afeganistão", afirmou o major Rich Gill, um oficial de treino do exército britânico.

O investimento em iPads vem em um momento de corte de custos por parte das Forças Armadas do Reino Unido. O major explicou que trata-se de um bom negócio, uma vez que a compra dos aparelhos evita outros gastos, como a impressão de guias de referência e manuais.

O exército trabalha agora na criação de um aplicativo com gráficos em 3D para que pilotos aprendam a reconhecer diferentes veículos aéreos.

Leia outras notícias sobre o iPad

Acompanhe tudo sobre:AppleEuropaiPadiPhonePaíses ricosReino UnidoTabletsTendências

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO