Tecnologia

Executivo de Conhecimento do Google deixará a empresa, diz site

Saída de Alan Eustace, vice-presidente sênior de Conhecimento do Google, é parte de reformulação interna; executivo se aponsetará

holdyourhorses (Getty Images)

holdyourhorses (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 16h20.

Vice-presidente sênior de Conhecimento do Google, o cientista da computação Alan Eustace deverá deixar a empresa em breve. A informação vem do TechCrunch, que ouviu de uma fonte próxima ao caso que o executivo não irá para outra empresa, e sim se aposentará.

De acordo com a reportagem, o Google passa hoje por uma reformulação interna que acabaria resultando em demissões. Na companhia desde 2002 – quatro anos após a fundação –, Eustace já havia demonstrado interesse em sair e só “aproveitou o momento”.

Não ficou claro se alguém substituirá o executivo em sua função e nem se mais funcionários deixarão a empresa. Mas, por se tratar de uma “reorganização maior de negócios”, é bem provável que mais nomes – talvez não tão conhecidos quanto o do cientista – deixem o quadro de funcionários.

Eustace entrou no Google há pouco menos de treze anos para ocupar o cargo de vice-presidente sênior de engenharia. Em 2011, passou a encabeçar o setor de Conhecimento, então responsável pelo sistema de busca da empresa. Em 2014, por fim, quebrou o recorde de altura em um salto de paraquedas, antes percentence ao austríaco Felix Baumgartner – o executivo saltou de 41,42 Km, enquanto o recordista anterior ficou nos também impressionantes 39 Km.

Atualmente, a engine de pesquisa já faz parte de outra área dentro da empresa, assim como o setor de operações de pesquisa antes controlado pela divisão do cientista da computação.

A reforma pela qual passa a companhia pode ter relação com os resultados abaixo da expectativa obtidos no último quarto do ano passado. No período, as receitas subiram 15% em comparação com o ano anterior, abaixo da previsão de Wall Street – e muito provavelmente graças ao crescimento da concorrência (o Yahoo!, no caso) na área de buscas e a "fracassos" como o do Glass.

Acompanhe tudo sobre:BuscaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não