S21 FE (Buscapé/Reprodução)
Colaborador
Publicado em 23 de novembro de 2023 às 07h00.
O Samsung Galaxy S21 FE é uma versão atualizada do Samsung Galaxy S20 FE. Enquanto um foi lançado em 2021, dando início a edição para fãs, o outro chegou às prateleiras em 2022.
Confira as especificações de cada um para avaliar se é uma boa compra para você na Black Friday.
A sigla "FE" na Samsung representa "Fan Edition" (Edição para Fãs, em tradução livre). Essa é uma série de smartphones que a sul-coreana desenvolveu com base no feedback dos consumidores.
O objetivo é disponibilizar um smartphone com recursos premium a um preço mais acessível. O primeiro modelo "Fan Edition (FE)" foi lançado na linha S20 em 2021, e a estratégia se mantém com o Galaxy S21 FE. Portanto, os modelos FE incorporam várias características que os usuários apreciam da linha S em um único dispositivo.
O Samsung Galaxy S21 FE, em termos de dimensões, é um pouco menor e mais leve. O material usado no S21 FE vem com proteção Gorilla Glass Victus, que previne problemas de quedas e arranhões. Já o S20 FE acompanha Gorilla Glass 3, que ajudar a proteger a tela contra danos do dia-a-dia.
Ambos os modelos compartilham displays OLED FHD com 120Hz de taxa de atualização, entretanto, o S21 FE tem uma tela um pouco menor e um painel mais preciso em termos de reprodução de cores. Na disposição das câmeras, o S21 FE adota um design com um bump integrado à parte traseira, enquanto o S20 FE possui uma ilha de câmera separada. Quanto às opções de cor, o S20 FE oferece uma gama mais variada em comparação com o S21 FE.
Quanto ao processamento, o Exynos 2100 do S21 FE é mais recente. Segundo sites especializados, a comparação entre o Snapdragon 865 apresenta melhor desempenho da CPU (cérebro do celular) e do GPU (responsável por renderizar gráficos em seu telefone) em relação ao Exynos 2100.
Também é importante qual processador escolher na hora de comprar um S20 FE. Em uma comparação entre o Snapdragon 865 e o Exynos 990, o primeiro tem um desempenho ligeiramente superior, enquanto o GPU fica com o segundo.
Para identificar se o Galaxy S20 FE é Exynos ou Snapdragon, você precisa observar a letra que vem após o código do celular. Se for a letra F, o S20 FE traz o processador Exynos; se for a letra G, ele tem Snapdragon. Portanto, sempre observe a letra que vem logo após o G780.
Os processadores Exynos são fabricados pela Samsung, enquanto os processadores Snapdragon são produzidos pela Qualcomm. Uma diferença evidente entre esses dois tipos de processadores é o número de núcleos: os Exynos têm oito, enquanto os Snapdragon contam com quatro núcleos.
Os dois modelos apresentam mais semelhanças do que diferenças. A evolução do S20 FE tem tela ligeiramente menor, existem menos cores, mas é um processador mais robusto. Além disso, o S21 FE é uma versão mais resistente, já que vem com Gorilla Glass Victus.