Apagar conta do Instagram: o processo é definitivo e depois de confirmar não é possível recuperar fotos e outros dados do perfil (Thomas White/Reuters)
Repórter
Publicado em 6 de março de 2023 às 20h58.
Última atualização em 8 de janeiro de 2024 às 20h29.
Apagar definitivamente uma conta no Instagram é um processo fácil e pode ser realizado em qualquer dispositivo, seja ele um computador, um iPhone ou um dispositivo Android (usando um navegador como o Chrome).
Uma opção é ir direto na página de exclusão de contas do Instagram e seguir as etapas indicada pela rede social.
Em caso de dúvidas, siga o passo a passo:
No Android e computador:
🕐 Tempo médio: 5 minutos
No iPhone:
É importante lembrar que se trata de um processo definitivo e que deletará de forma permanente todas as fotos e histórico de uso do app.
Todas as atividades e os perfis seguidos serão apagados. Por isso, é recomendável fazer um backup de todas as fotos no Instagram caso haja algo que se queira manter.
Após solicitar a exclusão, leva cerca de 30 dias para que a conta seja excluída permanentemente. No entanto, todo o processo pode durar até 90 dias para ser concluído. O Instagram afirma que pode manter cópias dos conteúdos durante esse período e também pode manter as informações armazenadas em casos de problemas legais, violações de termos ou prevenção de danos.
É possível se cadastrar novamente no Instagram com o mesmo nome de usuário excluído ou adicioná-lo a uma conta já existente. No entanto, não é possível fazer isso se outra pessoa já estiver usando o nome ou se a conta tiver sido removida por violação das diretrizes da rede social.
Sim, o Instagram permite desativar temporariamente uma conta. Nesse caso, o perfil ficará oculto, mas você não perderá nenhum conteúdo e ainda poderá reativar a conta no futuro.
Assim como para excluir a conta, é necessário fazer o processo pelo computador, pelo navegador do celular ou pelo aplicativo para iPhone. O aplicativo do Android não permite que esse processo seja realizado.
Leia também: