Tecnologia

Ex-talentos da Pixar lançam aplicativo para iPad

The Winston Show usa reconhecimento de fala e inteligência artificial para contar histórias

App que conversa: apresentadores fazem perguntas aos usuários e, através de um sistema de reconhecimento de fala e inteligência artificial, eles escutam e respondem a criança

App que conversa: apresentadores fazem perguntas aos usuários e, através de um sistema de reconhecimento de fala e inteligência artificial, eles escutam e respondem a criança

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2013 às 12h02.

São Paulo - Oren Jacob e Martin Redd deixaram seus cargos de – respectivamente – CTO e Desenvolvedor da Pixar, onde trabalhavam há mais de 20 anos, para montarem um negócio próprio, a ToyTalk. Depois de um período focado em pesquisas, recentemente a empresa lançou o seu primeiro projeto: o aplicativo para crianças The Winston Show.

The Winston Show é considerado mais do que um jogo ou um livro interativo. Não se encaixando em nenhum gênero, no blog da empresa, Oren descreve o projeto como um programa, inspirado na concepção de tv shows.

Funciona assim: os apresentadores do programa – Winston e Ellington – fazem perguntas aos usuários e, através de um sistema de reconhecimento de fala e inteligência artificial, eles escutam e respondem a criança, mantendo um diálogo com ela.

O aplicativo é dividido em diversos mini-jogos, cada um com seu próprio estilo e diálogo. Em Writer’s Room, por exemplo, Winston lê uma história e, ao final de cada passagem, lista algumas escolhas para o usuário escolher como proceder. Já em You Vs., as crianças encaram grandes oponentes, figuras históricas como Maria Antonieta ou até personagens inesperados, como um mosquito. Com cada adversário, o objetivo é terminar o jogo e aprender uma lição.

Para o usuário responder às perguntas que encontrar pelo caminho, deve pressionar o botão gravar. E se os personagens não tiverem uma resposta diferente? Bom, neste caso eles se voltam para falas genéricas, dando continuidade à conversa.


De acordo com Bobby Podesta (criador dos storyboards para Toy Story 3) o processo de criação de The Winston Show é similar aos dos filmes da Pixar. Primeiro, o roteiro é aprovado. Em seguida, os storyboards são desenhados. Depois disso, cada área trabalha de forma simultânea: animação, redação, atuação, composição, design de interface e som.

Pode parecer estranho encorajar as crianças a falarem com personagens virtuais em um iPad (opondo-se, talvez, às extintas brincadeiras de rua). Porém, o aplicativo tenta fazer com que as crianças se emocionem, sejam criativas e talvez até aprenderem uma ou outra coisa.

The Winston Show está disponível para iPad de graça, com todo o seu conteúdo armazenado nas nuvens, permitindo atualizações constantes.

https://youtube.com/watch?v=coHcbeDgAwY%3Ffeature%3Dplayer_embedded

Acompanhe tudo sobre:AppsApps para iPadCriançasiPad

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro