Tecnologia

Ex-CEO da HP esquece de registrar domínio na internet e vira piada nas eleições dos EUA

Ao se candidatar à presidência dos EUA, Carly Fiorina se esqueceu de um pequeno detalhe: comprar domínios de internet com seu nome

Demon sheep (Reprodução)

Demon sheep (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2015 às 13h58.

No início dessa semana, a ex-CEO da HP, Carly Fiorina, anunciou que iniciará sua campanha para concorrer à presidência dos Estados Unidos em 2016 pelo partido republicano. No entanto, um pequeno detalhe passou despercebido pela executiva de tecnologia em sua jornada política: registrar todos os domínios de internet com seu nome. E um internauta prontamente se lembrou disso.

Em vez de mostrar informações sobre a campanha de Fiorina, o domínio carlyfiorina.org mostra uma tela escura, com a seguinte frase: “Carly Fiorina falhou em registrar esse domínio. Então, estou usando ele para mostrar quantas pessoas ela demitiu na Hewlett-Packard.”

A mensagem vem seguida de 30 000 emoticons tristes, que simbolizam a quantidade de pessoas que foram dispensadas durante a gestão de Carly na companhia.

Ao final da página, o dono do domínio afirma:

“Ela demitiu 30 000 pessoas. Pessoas com famílias. E o que ela diz que teria feito diferente?

‘Eu teria feito tudo mais rápido’ – Carly Fiorina.”

Já o endereço carlyfiorina.com redireciona o internauta para página oficial da candidatura de Carly Fiorina. No entanto, esse tipo de nome tem baixa relevância em relação a um domínio .ORG e é tão formal quanto uma URL chamada carlyfiorina.ninja.

A executiva também se esqueceu de comprar o nome carlyfiorina.net, outra URL muito desejada na internet, cuja página mostra uma mensagem de "Site em construção".

Ainda não se sabe quem fez a proeza de comprar o domínio com o nome da executiva. Segundo o portal Boingboing.net, o Whois do site – o qual lista os usuários que registram domínios na internet – mostra apenas o nome “Contact Privacy Inc. Customer 01390” para o comprador do endereço .ORG.

O código-fonte do site ainda traz um Easter Egg interessante: além da figura de uma ovelha desenhada em ASCII, o criador da página sugere que o internauta acesse a bonus-page.html para mais diversão.

A página em questão traz uma animação com uma pequena ovelha disponível em um código público no site Codepen, seguida da mensagem “Demonsheep: do not hover” (ovelha do mal, não passe o mouse). Ao passar o mouse sobre a figura, os olhos da ovelha ficam vermelhos.

A relação com a ovelha não é por acaso. Além de ser conhecida pela demissão em massa na HP, a candidata é lembrada pela propaganda chamada “Demon Sheep”, um vídeo veiculado por sua campanha nas eleições para o Senado em 2010 em que ela acusava seu rival republicano de ser uma “ovelha do mal”. Veja a seguir:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHPINFOInternetPolíticaServiços

Mais de Tecnologia

Como prever o consumo? A resposta será revelada no Scanntech (In) Motion 2025

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência