Tecnologia

Evento no Facebook promete dinheiro fácil, mas leva a vírus

Evento “Oportunidade: Google paga R$160 por hora para trabalhar em Casa!” oferece aos usuários da rede social uma chance de ganhar a vida fazendo home-office

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 16h36.

Mais de 60 mil pessoas já confirmaram presença e outras 8 milhões foram convidadas para um evento suspeito no Facebook. Iniciado hoje, ao meio-dia, o “Oportunidade: Google paga R$160 por hora para trabalhar em Casa!” oferece aos usuários da rede social uma chance de ganhar a vida fazendo home-office – mas não passa de uma grande cilada.

Organizado pelo perfil Gazeta da Web – nome que passa um pouco de credibilidade –, o evento apresenta logo de cara o link para a tal “oportunidade”.

O endereço mostrado é, aparentemente, do Drive (googledrive.com), mas um clique nele o redireciona para outra página, da própria Gazeta – uma tática esperta, que usa o serviço do Google como um host para HTML estático.

Pelas reclamações dos usuários, o site instala um plug-in automaticamente no navegador.

A infecção faz com que links para o mesmo endereço, com essa mesma oferta, sejam compartilhados nas linhas do tempo de todos os usuários que clicaram. Assim, gera-se uma “corrente”, como as de spams que se espalham por e-mails.

A tática de usar uma oferta como essa não é nada nova, e está presente em inúmeros anúncios pela internet, além de já ter aparecido no próprio Facebook.

Portanto, o aviso é o mesmo: sempre que uma “oportunidade” do tipo aparecer, desconfie e pesquise. Não clique no link, já que os riscos de uma infecção são enormes.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetMalwareRedes sociaisseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Acer entra no mercado de anéis inteligentes com lançamento do FreeSense Ring

Huawei lança notebooks com sistema próprio para rivalizar com Windows

Novo cabo submarino de internet promete acelerar Porto Alegre como hub digital do sul

Samsung vai fabricar chips para Switch 2 da Nintendo