Tecnologia

Eutelsat lançará novo satélite para o Brasil em 2016

Segundo informou a empresa nesta terça, 30, a companhia selecionada para fabricar o Eutelsat 65 West A será a Space Systems/Loral (SSL)


	Segundo a operadora, o novo satélite pretende prestar serviços de DTH e de acesso à Internet com a banda Ka com alto throughput
 (GettyImages)

Segundo a operadora, o novo satélite pretende prestar serviços de DTH e de acesso à Internet com a banda Ka com alto throughput (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2013 às 20h52.

A operadora Eutelsat encomendou um satélite especificamente para atender à demanda de vídeo e banda larga nos mercados do Brasil e da América Latina.

Segundo informou a empresa nesta terça, 30, a companhia selecionada para fabricar o Eutelsat 65 West A será a Space Systems/Loral (SSL). O equipamento que operará nas freqüências de bandas C, Ku e Ka será lançado no começo de 2016 e deverá ficar na posição orbital 65°W, adquirida no leilão de 2011 por R$ 14 milhões e homologada pela Anatel em junho deste ano.

Segundo a operadora, o novo satélite pretende prestar serviços de DTH e de acesso à Internet com a banda Ka com alto throughput. A empresa cita também novas oportunidades com a infraestrutura digital para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e prevê uma demanda por transponders entre 2011 e 2016 com crescimento anual médio de 7% na região.

A Eutelsat distribuirá dez transponders de 54 MHz em banda C para cobrir a região ocidental brasileira, de Belém até Porto Alegre; e 24 transponders equivalentes a 36 MHz em banda Ku para duas áreas de serviço, uma delas exclusiva para o Brasil nas cidades litorâneas mais populosas e Manaus, e outro cobrindo a América Latina do Caribe à Patagônia.

Além disso, o artefato oferece até 24 feixes de cobertura spot desenvolvidos para servir áreas urbanas e suburbanas mais populosas no território brasileiro, além de poder atender cidades latinas banhadas pelo Oceano Pacífico e a América Central.

A posição 65ºW, diz a Eutelsat, é ideal para serviços de vídeo (o Star One C1 atualmente está nessa posição) e deverá posicionar melhor a empresa no mercado latino-americano. A operadora deverá lançar em 2014 o Eutelsat 3B e, em 2015, o Eutelsat 8 West B – ambos para cobertura na América Latina. O novo satélite Eutelsat 65 West A deverá ter vida útil de 15 anos ou mais e será baseado na plataforma 1300 da Loral.

Evento

A Eutelsat, assim como a Hughes e a StarOne, venceu a disputa por posições orbitais brasileiras na licitação de 2011. As três empresas participam, nos dias 5 e 6 de setembro, do Congresso Latinoamericano de Satélites, organizado pela Converge Comunicações (que edita este noticiário) no Rio de Janeiro. Lá, debaterão sobre os planos de ocupação dessas posições e as perspectivas para o mercado brasileiro. Mais informações pelo site http://www.convergecom.com.br/eventos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanda largaInternetSatélitesVídeos

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online