Dados (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.
Bruxelas - A União Europeia está ameaçando suspender dois contratos que garantem aos Estados Unidos acesso a dados europeus financeiros e de viagens, a não ser que Washington mostre respeito às regras da UE sobre privacidade de dados, disseram funcionários da UE na sexta-feira.
A ameaça reflete o desconforto europeu em relação a alegações de que os Estados Unidos estariam envolvidos em espionagem generalizada de usuários europeus de Internet, bem como na espionagem da UE.
Cecilia Malmstrom, comissária dos Assuntos Internos da UE, escreveu a dois altos funcionários dos Estados Unidos na quinta-feira para expressar preocupação com a implementação dos dois acordos, ambos criados depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 e considerados por Washington como ferramentas importantes na luta contra o terrorismo.
As relações entre a União Europeia e os EUA estão passando por um "momento delicado", escreveu a comissária em carta à secretária de Segurança Interna dos EUA, Janet Napolitano, e David Cohen, subsecretário do Tesouro para terrorismo e inteligência financeira.
"A confiança mútua foi seriamente corroída e eu espero que os EUA façam tudo o que for possível para recuperá-la", disse ela na carta, vista pela Reuters.