Tecnologia

Europa adverte EUA sobre risco de quebra da confiança por espionagem

Bruxelas - A União Europeia (UE) advertiu o governo dos Estados Unidos sobre o risco de uma 'quebra da confiança', após as revelações de um programa de espionagem...

Angela Merkel (AFP)

Angela Merkel (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Bruxelas - A União Europeia (UE) advertiu o governo dos Estados Unidos sobre o risco de uma "quebra da confiança", após as revelações de um programa de espionagem contra objetivos europeus, e destacou que, caso a informação seja confirmada, existirão "consequências políticas".

"Se for confirmado que os americanos espionaram seus aliados, teremos consequências políticas. Isto supera de longe as necessidades da segurança nacional. É uma quebra de confiança", disse à AFP uma fonte europeia.

Ao mesmo tempo, porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel pediu que os Estados Unidos "restabeleçam" a confiança com os aliados.

"Europa e Estados Unidos são sócios, amigos, aliados. A confiança tem que ser a base de nossa cooperação e deve ser restabelecida neste campo", disse o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert.

"As informações (da imprensa) nem sempre são fatos. Precisamos de esclarecimentos, disse Seibert.

"Mas se for confirmado que representações diplomáticas da UE e de países europeus foram espionadas, então temos que dizer claramente que a espionagem de amigos é inaceitável. Não estamos mais na Guerra Fria".

"O governo alemão está decidido a obter esclarecimentos completos", disse, antes de defender, em caso de necessidade, a adoção de uma reação europeia clara e unânime.

As declarações foram feitas um dia depois da exigência da UE e dos governos europeus por explicações dos Estados Unidos ante a acusação de que Washington espionou escritórios da União Europeia.

A acusação foi feita pela revista alemã Der Spiegel com base em documentos revelados por Edward Snowden, ex-consultor de uma empresa que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA).

Acompanhe tudo sobre:EspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaINFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble