Tecnologia

Europa adverte EUA sobre risco de quebra da confiança por espionagem

Bruxelas - A União Europeia (UE) advertiu o governo dos Estados Unidos sobre o risco de uma 'quebra da confiança', após as revelações de um programa de espionagem...

Angela Merkel (AFP)

Angela Merkel (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Bruxelas - A União Europeia (UE) advertiu o governo dos Estados Unidos sobre o risco de uma "quebra da confiança", após as revelações de um programa de espionagem contra objetivos europeus, e destacou que, caso a informação seja confirmada, existirão "consequências políticas".

"Se for confirmado que os americanos espionaram seus aliados, teremos consequências políticas. Isto supera de longe as necessidades da segurança nacional. É uma quebra de confiança", disse à AFP uma fonte europeia.

Ao mesmo tempo, porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel pediu que os Estados Unidos "restabeleçam" a confiança com os aliados.

"Europa e Estados Unidos são sócios, amigos, aliados. A confiança tem que ser a base de nossa cooperação e deve ser restabelecida neste campo", disse o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert.

"As informações (da imprensa) nem sempre são fatos. Precisamos de esclarecimentos, disse Seibert.

"Mas se for confirmado que representações diplomáticas da UE e de países europeus foram espionadas, então temos que dizer claramente que a espionagem de amigos é inaceitável. Não estamos mais na Guerra Fria".

"O governo alemão está decidido a obter esclarecimentos completos", disse, antes de defender, em caso de necessidade, a adoção de uma reação europeia clara e unânime.

As declarações foram feitas um dia depois da exigência da UE e dos governos europeus por explicações dos Estados Unidos ante a acusação de que Washington espionou escritórios da União Europeia.

A acusação foi feita pela revista alemã Der Spiegel com base em documentos revelados por Edward Snowden, ex-consultor de uma empresa que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA).

Acompanhe tudo sobre:EspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaINFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony