Tecnologia

EUA testa comunicação entre carros contra acidentes

O programa financiado pelo governo americano permitirá que os veículos "conversem" entre si em tempo real, evitando colisões e melhorando o trânsito


	Placa de Wi-Fi gratuito: os veículos participantes estão equipados com dispositivos wireless que avisam os motoristas de perigos específicos
 (John Moore/Getty Images/AFP)

Placa de Wi-Fi gratuito: os veículos participantes estão equipados com dispositivos wireless que avisam os motoristas de perigos específicos (John Moore/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2012 às 12h41.

Washington - Uma tecnologia wireless dedicada a reduzir o número de acidentes de trânsito começou a ser testada nesta terça-feira nos Estados Unidos, em um programa financiado pelo governo federal americano.

O departamento de Transportes explicou que o programa testado na cidade de Ann Arbor, em Michigan, permitirá que os veículos "conversem" entre si em tempo real, evitando colisões e melhorando o trânsito.

O secretário dos Transportes, Ray LaHood, lançou a segunda fase do programa Safety Pilot no campus da Universidade de Michigan: "esta tecnologia de última geração oferece uma promessa real para melhorar a segurança e a eficiência em nossas estradas, e é uma combinação vencedora para os motoristas de todo os Estados Unidos".

O programa, coordenado pelo Instituto de Pesquisas do Transporte da Universidade de Michigan (UMTRI) é o primeiro a testar esta tecnologia de comunicação entre veículos no mundo real.

Os carros, caminhões e ônibus que participam do programa estão equipados com dispositivos wireless que avisam os motoristas de perigos específicos, como uma colisão iminente em um cruzamento sem visibilidade, a partir da posição dos vários veículos.

Durante o teste, os dispositivos recolherão informações sobre a operacionalidade e a efetividade do sistema para reduzir acidentes.

A primeira fase do programa mostrou que 90% dos motoristas que utilizaram a tecnologia obtiveram benefícios de segurança.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoEstados Unidos (EUA)mobilidade-urbanaPaíses ricosTrânsitoWi-Fi

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp