Snowden (Reuters)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.
Washington - O governo dos Estados Unidos pediu nesta quarta-feira que as autoridades russas esclareçam o status de Edward Snowden, após o surgimento de versões contraditórias sobre a situação do ex-técnico da CIA.
"Gostaríamos que as autoridades russas esclarecessem o status do senhor Snowden", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, aos jornalistas no avião a caminho de Galesburg (Illinois), onde hoje o presidente dos EUA, Barack Obama, fará um discurso sobre sua política econômica.
Uma fonte citada pela agência "Interfax" disse hoje que Snowden tinha recebido o documento que o permitiria deixar a zona de trânsito do aeroporto de Moscou - onde permanece desde o dia 23 de junho - e entrar em território russo.
Momentos depois, o advogado russo de Snowden, Anatoli Kucherena, disse à imprensa que o jovem ainda não vai deixar o aeroporto e detalhou que ele ainda não recebeu, "devido a problemas burocráticos", o documento que o permitiria entrar na Rússia, onde pediu asilo.
Carney reiterou também nesta quarta-feira que a Casa Branca "deixou clara sua posição" de que Snowden deve retornar aos EUA, onde é acusado de ter revelado os programas secretos de espionagem em massa do governo dos EUA.
Kucherena explicou que a concessão de asilo temporário a Snowden na Rússia "ainda não está decidida", porque se trata de "uma situação única" no país.
Um mês depois de aterrissar na capital russa vindo de Hong Kong, Snowden "continua na zona de trânsito do aeroporto com a mesma camisa com a qual chegou e com a mesma calça jeans", detalhou Kucherena ao comentar a situação do ex-técnico da CIA.