Tecnologia

EUA entra para lista de "países sensíveis" da divisão de mapas do Google

O termo é utilizado para designar países com governos restritivos e disputas por territórios; outros países com essa classificação são China Rússia, Israel, Arábia Saudita e Iraque

A reclassificação dos Estados Unidos veio após Trump dizer que iria mudar nomes em mapas oficiais (Google Maps/Reprodução)

A reclassificação dos Estados Unidos veio após Trump dizer que iria mudar nomes em mapas oficiais (Google Maps/Reprodução)

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 09h28.

Tudo sobreGoogle
Saiba mais

A divisão de mapas do Google mudou a classificação dos Estados Unidos de “país não-sensível” para “país sensível”, em meio a alteração do nome do Golfo do México para Golfo da América no Google Maps. O termo é utilizado para designar países com governos restritivos e disputas de território.

A ordem para mudar a designação dos Estados Unidos, bem como do México, veio na segunda, de acordo com a CNBC, que teve acesso à correspondência internacional.

Os funcionários do Google receberam a tarefa com o mais alto nível de prioridade, o que significa que são orientados a parar o que fazem naquele momento para realizar a alteração. Outros países que constam na lista de “sensíveis” são China, Rússia, Israel, Arábia Saudita e Iraque. Ainda não está claro se a nova classificação vai além da divisão de “Geo” da empresa.

A nova classificação dos Estados Unidos na divisão de mapas do Google representa os desafios enfrentados pelas big techs com o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Gigantes da tecnologia, como Meta, TikTok e Amazon, têm ajustado suas políticas para refletir a visão do novo governo. Sundar Pichai, CEO da Google, bem como outros CEO de big techs chamaram a atenção por participarem da posse de Trump em 20 de janeiro.

Os Estados Unidos entraram para o grupo de países sensíveis após Trump afirmar que sua administração iria mudar nomes em mapas oficiais e na comunicação federal. Em um post no X (antigo Twitter), o Google quis explicar a mudança do nome do Golfo do México e disse que tem uma longa prática de alterar nomes quando eles foram atualizados por fontes do governo. No México, a região será exibida como "Golfo do México", enquanto em outros países aparecerão os nomes "Golfo do México" e "Golfo da América".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)GoogleGoogle Maps

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC