Tecnologia

EUA encomendam supercomputador Linux

SÃO PAULO - A cada vez maior preocupação dos Estados Unidos com a segurança fez com que o país encomendasse o que virá a ser o supercomputador com plataforma Linux mais veloz existente até agora: o Evolocity. O supercomputador foi encomendado pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL, na sigla em inglês) à empresa Linux NetworX, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.

SÃO PAULO - A cada vez maior preocupação dos Estados Unidos com a segurança fez com que o país encomendasse o que virá a ser o supercomputador com plataforma Linux mais veloz existente até agora: o Evolocity.

O supercomputador foi encomendado pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL, na sigla em inglês) à empresa Linux NetworX, de Salt Lake City. A previsão é de que o Evolocity seja entregue ao governo americano dentro dos próximos de três a cinco meses, durante o outono no Hemisfério Norte.

Mesmo antes disso acontecer, o Evolocity já está sendo considerado como um dos cinco supercomputadores mais rápidos do mundo. Serão 1 920 processadores Intel Xeon de 2,4 GHz rodando simultaneamente, com capacidade de processamento de 9,2 trilhões de cálculos por segundo. Para se ter uma idéia do "monstro", são 3,8 terabytes de memória e 115,2 terabytes de espaço em disco no total, divididos por 962 nós.

Um diagrama detalhado do sistema do supercomputador pode ser visualizado no site da Linux NetworX, em www.linuxnetworx.com/news/llnl_info.php.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Valve anuncia novo videogame Steam Machine

A empresa que quer energizar a IA com 'pedras em caixas' e já atraiu Sam Altman

Como escolher uma TV de 65 polegadas ou maior na Black Friday

5 geladeiras Frost Free para ficar de olho na Black Friday 2025