Tecnologia

Estudo desvenda os horários nobres das redes sociais

Um estudo realizado pela Sprinklr mostra quais são os horários nobres das três redes sociais mais usadas no Brasil: Facebook, Instagram e Twitter

Smartphone no sofá: estudo mostra horário nobre das redes sociaisl (Juri Pozzi/Thinkstock)

Smartphone no sofá: estudo mostra horário nobre das redes sociaisl (Juri Pozzi/Thinkstock)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 28 de junho de 2016 às 08h00.

São Paulo – Um estudo está desvendando quais são os horários nobres das diferentes redes sociais. O nome do estudo é "Horários Nobres nas Redes Sociais" e foi realizado pela consultoria de gestão de redes sociais Sprinklr.

Para a realização do estudo, foram usadas 160 milhões de menções e interações nas redes sociais durante 2015. A análise recaiu sobre as três mais usadas do Brasil: Facebook, Instagram e Twitter. Os dados extraídos pela Sprinklr mostram que cada uma delas tem suas peculiaridades (seja por horário ou por tipo de conteúdo que é compartilhado).

A seguir, você pode ver quais são os horários nobres de cada uma das redes sociais. Todas as informações foram fornecidas a EXAME.com pela Sprinklr.

Facebook

O Facebook conta com um equilíbrio entre o número de interações em dias úteis. De acordo com a Sprinklr, o pico de engajamento é entre 11h e 14h de dias úteis. Três dias têm um pequeno aumento no movimento e uso de usuários: terça-feira, quarta-feira e quinta-feira.

A Sprinklr ainda selecionou os assuntos que mais geram interações na rede social de Mark Zuckerberg. As três primeiras colocações ficam com finanças (31%), e-commerce (28%) e varejo (21%).

Instagram

De acordo com o estudo, o Instagram também não tem tantos picos a depender do dia. “O número de publicações não sofre grandes alterações entre os dias úteis”, explica a Sprinklr. O Instagram tem duas faixas de horário nobre: a primeira entre 11h e 14h e outra entre 18h e 22h. As noites de quarta e quinta-feira também são movimentadas, com picos de interação entre 20h e 21h.

Com uso bastante forte para divulgação de produtos e serviços, os setores que mais têm publicações são e-commerce (33%), varejo (32%) e beleza e higiene (13%).

De acordo com a Sprinklr, o Instagram é a única entre as três redes sociais que não apresenta redução de interações durante os finais de semana.

Twitter

O Twitter tem dias bem marcadas para seu horário nobre, ao contrário das outras redes. Quartas e quintas-feiras são os dias mais movimentados por lá. A faixa de horário é das 18h às 22h.

A Sprinklr afirma que identificou também outro pico: quartas e terças-feiras das 21h às 00h. Nesse caso, o Twitter é usado para comentar futebol e reality show. O interessante é observar que o smartphone é usado aqui como segunda tela para interagir com o que está passando na televisão.

O caráter de tempo real do Twitter conta bastante para interações rápidas e que fazem sentido somente dentro de um contexto específico.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookIndústria eletroeletrônicaInstagramInternetRedes sociaisSmartphonesTwitter

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?