Imagem de pele com câncer: segundo organização, melanoma é "um dos tipos mais evitáveis de câncer" (Getty Images/AFP/Arquivos)
Da Redação
Publicado em 28 de maio de 2014 às 17h15.
Casos de melanoma estão aumentando no Canadá, embora a maioria das taxas de outros tipos de câncer esteja caindo, alertou nesta quarta-feira uma organização líder no combate ao câncer, apontando a culpa ao bronzeamento artificial e ao esquecimento do protetor solar.
A Sociedade Canadense de Câncer anunciou que em 2014 devem ser diagnosticados no país 6.500 novos casos de melanoma maligno e outros 76.100 casos de cânceres de pele não melanoma.
O melanoma é a forma mais mortal de câncer de pele, e 1.050 canadenses devem morrer vítimas da doença este ano, acrescentou.
"O câncer de pele melanoma é um dos de ascensão mais rápida entre todos os cânceres no Canadá", acrescentou a organização.
Mas também é "um dos tipos mais evitáveis de câncer".
Pesquisa da Sociedade Canadense do Câncer examinou a tendência de evolução da doença desde 1986 e citou pesquisas segundo as quais os canadenses estão passando mais tempo expostos ao sol sem proteção adequada.
A Sociedade Canadense do Câncer também culpou o uso de câmaras de bronzeamento com alta saída de raios UV, que afirma emitir radiação "muitas vezes superior que a do sol de verão ao meio-dia".
A organização recomendou evitar o bronzeamento artificial, o uso de chapéus, óculos de sol, roupa protetora e protetor solar em ambientes externos. Também recomendou buscar abrigo do sol e planejar atividades ao ar livre antes as 11h00 e após as 16h00.