Tecnologia

Estudantes holandeses criam carro biodegradável

Carro elétrico leve é feito de uma resina derivada de beterraba para produção de açúcar e coberto com folhas de linho cultivado na Holanda

Primeiro carro biodegradável projetado por estudantes na Holanda (TU/ecomotive/Facebook/Reprodução)

Primeiro carro biodegradável projetado por estudantes na Holanda (TU/ecomotive/Facebook/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 10h04.

Eindhoven, Holanda - O que é feito de açúcar, pode transportar quatro pessoas e viajar a 80 quilômetros por hora? Um carro biodegradável, cujos inventores dizem poderá ser o próximo passo no automobilismo ecológico.

O carro elétrico leve, criado por estudantes na Holanda, é feito de uma resina derivada de beterraba para produção de açúcar e coberto com folhas de linho cultivado na Holanda.

"Somente as rodas e os sistemas de suspensão ainda não são produzidos com materiais biológicos", disse Yanic van Riel, um dos desenvolvedores da equipe TU/Ecomotive da Universidade de Tecnologia de Eindhoven.

A estrutura do carro que eles chamam de Lina tem uma relação força-peso semelhante à da fibra de vidro e pesa apenas 310 quilos.

Mas o protótipo ainda não passou por testes de colisão, porque o material "não vai se dobrar como metal, mas quebrar", disse o líder da equipe, Noud van de Gevel.

A equipe TU/Ecomotive planeja testar o Lina no final deste ano, assim que receber a aprovação da Autoridade de Veículos da Holanda.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteHolandaCarros elétricosPesquisas científicas

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite