Tecnologia

Esteira Life Fitness Track T5

Avaliação de Airton Lopes / Esta esteira é um convite para atletas de todas as patentes que desejam correr com conforto. Mas quem aproveita ao máximo o equipamento é o corredor que deseja variar o terreno e gerenciar todos os detalhes dos treinos. A esteira tem um sistema de absorção de impacto que simula diferentes […]

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2014 às 19h23.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Esta esteira é um convite para atletas de todas as patentes que desejam correr com conforto. Mas quem aproveita ao máximo o equipamento é o corredor que deseja variar o terreno e gerenciar todos os detalhes dos treinos. A esteira tem um sistema de absorção de impacto que simula diferentes tipos de solo, como grama, pista de atletismo e asfalto. Tocando o painel, o ângulo de inclinação aumenta até 15 graus.

Fora as opções pré-definidas, é possível criar treinos personalizados, como o que determina a intensidade de acordo com os batimentos cardíacos, e manter os resultados sincronizados com o site lfconnect.com. O smartphone e um app fazem a ponte com a web. A conexão é feita por uma dock para iPhone com conector de 30 pinos e uma porta USB para Android.

Avaliação de Lucas Agrela / A esteira Life Fitness Track T5 é úm produto de alta performance. O aparelho conta com diversas programações de exercícios, com variação de velocidade que vai de 0,5 km/h até 19 km/h. Além disso, há uma tecnologia que permite reduzir o impacto para os joelhos durante a corrida. Entretanto, o aparelho é grande, portanto, o indicado é colocá-lo em uma sala espaçosa ou em uma academia de ginástica.

A superfície da esteira é bem ampla, o que é ótimo para evitar eventuais tombos por pisar sem querer nas laterais estáticas do produto. A experiência geral do uso é bastante confortável. Com uma barra de metal, que também serve de apoio a um cinto peitoral, a máquina é capaz de medir os batimentos cardíacos do corredor.

No total, são 16 programas de treino pré-programados que podem ser controlados em uma tela LCD de usabilidade simples. Esse dispositivo pode também lembrar as preferências de até quatro usuários.

Nesta esteira, tudo gira em torno do aplicativo Life Fitness Connect. O serviço armazena os dados do seu treino na nuvem — você também pode acessá-los no site da empresa com o seu login de conta do app. Com isso, é possível seguir uma rotina de exercícios sugerida pela empresa e acompanhar seu desempenho ao longo do tempo. A página na web oferece mais recursos do que o aplicativo. Quem preferir pode exportar tudo para uma planilha do Microsoft Excel. O site tem também tem um quê de rede social: é possível criar grupos de treino ou trocar mensagens com outros membros, nada muito sofisticado.

A Track T5 se conecta ao iPhone 4 ou 4S, já que conta com uma entrada de 30 pinos. Para usar o iPhone 5 ou 5s seria necessário um adaptador. Quem usa smartphone com sistema Android pode conectá-lo à esteira por cabo USB, mas não conta com o mesmo apoio estilo dock oferecido ao iPhone.

De acordo com a análise do INFOlab, o ponto central do Connect é a interface de criação de treinos, que são divididos em uma série de categorias para cada aparelho da Life Fitness. No caso ad T5, há quatro categorias: Clássico, Avançado, HeartSync (regula a intensidade da corrida de acordo com o batimento cardíaco) e Objetivo. Cada uma dessas categorias tem ao menos 3 subdivisões, que vão desde treinos gerais, como um que simula a subida de um morro, até corridas muito especializadas, como uma que avalia a condição física do usuário baseada em dados do coração. Cada um desses treinos pode ser ainda mais customizado graças a parâmetros ajustáveis como velocidade, aceleração e duração.

Um recurso bacana é que dá para integrar a rotina de treinos com o Google Calendar ou com o aplicativo de calendário o Mac OS.

Existem duas funções extras no aplicativo Life Fitness: a primeira é um leitor de QR Code/Tags NFC que funciona com alguns equipamentos da empresa. Basicamente, o que ele faz é servir de atalho para um vídeo instrutivo de como utilizar o aparelho em questão. O segundo extra é o acompanhamento de corridas ao ar livre por GPS.

Vale notar que a conexão do aplicativo com o iPhone ou aparelhos Android é feita por meio do cabo, já que o dispositivo eletrônico da esteira não possui antena Wi-Fi. Caso o usuário não tenha um smartphone compatível, todo o armazenamento do histórico pode ser feito usando um pen-drive comum.

A esteira Life Fitness Track T5, no geral, é um ótimo produto. Sua tecnologia de redução de impacto aos joelhos, que pode ser regulada em três níveis de absorção, é extremamente benéfica para corredores iniciantes e experientes. Seu tamanho avantajado também ajuda a oferecer uma boa usabilidade. Seu grande problema para o consumidor final é o preço: 25 mil reais. Sendo assim, o aparelho é mais indicado para academias.

Ficha técnica

Velocidade19 km/h
Peso suportado: 182kg
Largura da superfície de corrida56cm
Inclinaçãoaté 15º
Tamanho 0,8 x 1,5 x 2 m
Peso do aparelho154kg

Avaliação técnica

Prós16 programas de exercícios, integração com smartphone, simulação de diferentes tipos de terreno, tecnologia de redução de impacto
ContrasAlto custo
ConclusãoÓtima esteira para corredores de todos os níveis, mas custo-benefício poderia ser melhor
Média8.5
PreçoR$ 25.000
Acompanhe tudo sobre:FitnessGadgetsReviewsReviews INFO

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo