Tecnologia

Este brasileiro tem mais de 1 milhão de seguidores no Vine

Com 17 anos, o mineiro Lucas Rangel é o único brasileiro com mais de 1 milhão de seguidores no Vine, app voltado para o compartilhamento de vídeos


	Lucas Rangel: "O segredo do Vine é reunir vídeos curtos que viralizam. Eu comecei não botando fé e me tornei celebridade"
 (Lucas Rangel/Instagram)

Lucas Rangel: "O segredo do Vine é reunir vídeos curtos que viralizam. Eu comecei não botando fé e me tornei celebridade" (Lucas Rangel/Instagram)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2015 às 14h00.

São Paulo - O mineiro Lucas Rangel tem 17 anos e um recorde só seu. Ele é o único brasileiro com mais de 1 milhão de seguidores no Vine.

Como se sabe, o Vine é um app criado pelo Twitter que permite que os usuários compartilhem vídeos de até 6 segundos. Rangel começou a usá-lo no fim de 2013. Hoje, ele reúne 1,1 milhão de seguidores no Vine, 920 mil no Instagram e quase 620 mil no Twitter.

"Situações do dia a dia são a minha inspiração", afirmou Rangel em entrevista a EXAME.com. "A mãe, a professora, a menina burra são personagens da vida da gente e esse é um segmento que dá certo, as pessoas se identificam", explicou ele, que usa o Vine para compartilhar vídeos de humor.

https://vine.co/v/O0zYFmpdzJ1/embed/simplehttps://platform.vine.co/static/scripts/embed.js

Segundo Rangel, os vídeos que eram só brincadeira no começo terminaram se tornando um trabalho. Graças ao Vine, ele firmou contratos de patrocínio com empresas como Bradesco, Coca-cola e McDonald's - entre outras.

Em troca de dinheiro, Rangel exibe produtos dessas marcas em seus vídeos.

Fenômeno

Criado há cerca de 2 anos, o Vine conta hoje com mais de 40 milhões de usuários e versões para Android e iOS.

O Twitter não divulga o números de adeptos do app no Brasil. Porém, perfis de usuários como Rangel, Victor Meyniel (mais de 800 mil seguidores) e Manuela Maçaira (quase 430 mil seguidores) registraram aumento no número de seguidores em 2014.

Segundo o Twitter, isso é um reflexo do crescimento da base de usuários do Vine no Brasil. Assim como Rangel, Meyniel e Manuela são adolescentes. Eles são os três usuários do serviço com mais seguidores no país.

https://vine.co/v/ODJIDq7J1hW/embed/simplehttps://platform.vine.co/static/scripts/embed.js

"Esses caras não estão produzindo conteúdo universal. É de brasileiro para brasileiro, quase um mundo à parte e fora do radar de quem tem mais de 20 anos", afirmou Pedro Porto em entrevista a EXAME.com. Ele é diretor de estratégias de marca do Twitter no Brasil.

Segundo Porto, a maior parte dos usuários do Vine no país tem idade entre 16 e 25 anos. Entre eles, faz o sucesso o conteúdo relacionado a humor (com piadas sobre cotidiano e comportamento) e música (no caso, cantores e dançarinos que usam o app). 

Personalidades

Nos Estados Unidos, celebridades como Robert De Niro já deram as caras em vídeos publicados por perfis populares do Vine.

https://vine.co/v/M1TBvaPOwEL/embed/simplehttps://platform.vine.co/static/scripts/embed.js

É sempre bom lembrar que a presidente Dilma Rousseff tem um perfil no Vine. A conta existe desde janeiro de 2014 e tem cerca de 30 mil seguidores.

"O segredo do Vine é reunir vídeos curtos que viralizam", afirma Rangel. "Eu comecei não botando fé e me tornei celebridade", resume ele. 

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidApps para iPhoneEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetHumoristasInternetiPhoneRedes sociaisTwitterVídeos

Mais de Tecnologia

Miopia no balanço: divisão de óculos de VR de Zuckerberg amargou prejuízo de US$ 4,4 bi

Dropbox anuncia demissão de 20% dos funcionários em reestruturação focada em IA

Intel perde liderança em chips móveis para Arm após recusar proposta da Apple para o iPhone

Japonesas Toyota e NTT se unem para desenvolver direção autônoma que prevê acidentes