Tecnologia

Espelhos eliminam pontos-cegos no Honda N Box

Mini-van quadrada é o primeiro modelo da N Series, família de veículos pequeninos da montadora japonesa

Honda N Box  (Honda)

Honda N Box (Honda)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 12h10.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h51.

São Paulo – A Honda apresentou na edição 2011 do Salão de Tóquio o carro N Box, primeiro modelo da nova série de veículos pequeninos que a montadora está, aos poucos, lançando no mercado japonês. A mini-van tem espaço para quatro passageiros e é mais uma materialização do principio M/M – Man Maximum/Machine Minimum (mais pessoas e menos máquinas), desenvolvido pela montadora como base para o Honda Fit.

Mas a grande surpresa por trás do N Box, além do seu formato notoriamente quadrado, é a simplicidade com a qual a Honda resolveu o problema de pontos-cegos. Ao invés de apelar para sensores e câmeras instaladas nos arredores do veículo, e que naturalmente tornam o valor de um carro mais alto, a montadora recorreu ao uso do bom e velho jogo de espelhos.

Na parte frontal do retrovisor, há um espelho côncavo, usado em conjunto com outros dois espelhos instalados na parte interna do N Box, à direita do volante (lembrando os motoristas japoneses conduzem como os ingleses, ou seja, o motorista está ao direito do veículo). O trio facilita a execução de manobras como baliza e amplia a visibilidade do que se tem do meio fio, por exemplo. Além disso, também conta com espelhos fixados na traseira do carro, do lado esquerdo e também no para-choque.

A carroceria da mini-van, que chega ao pátio das concessionárias nipônicas no dia 16 de dezembro, é 90% fabricada com materiais recicláveis. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAutoindústriaCarrosCarros high techCarros importadosEmpresasEmpresas japonesasHondaJapãoMetrópoles globaisMinivansMontadorasSalões de automóveisTokyo Motor ShowTóquioVeículos

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC