Tecnologia

Espécie desaparecida de serpente é redescoberta no México

Animal de cores marrom e preta com manchas características na cabeça, pode chegar aos 45 centímetros de comprimento


	Serpente noturna Clarion, de 46 cm, em seu habitat: ela é encontrada apenas na ilha Clarion, 700 km a oeste do litoral mexicano, na costa do Pacífico
 (Daniel Mulcahy/AFP)

Serpente noturna Clarion, de 46 cm, em seu habitat: ela é encontrada apenas na ilha Clarion, 700 km a oeste do litoral mexicano, na costa do Pacífico (Daniel Mulcahy/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2014 às 16h31.

Uma espécie de serpente que acreditava-se estar extinta, a serpente noturna Clarion, foi redescoberta em uma pequena ilha do México por um cientista americano do Museu Smithsonian de História Natural de Washington, anunciou o museu nesta segunda-feira.

Esta pequena serpente, de cores marrom e preta com manchas características na cabeça, pode chegar aos 45 centímetros de comprimento, e é encontrada apenas na ilha Clarion, 700 km a oeste do litoral mexicano, na costa do Pacífico.

Um espécime tinha sido levado para o Smithsonian, após ter sido descoberto na ilha, há cerca de um século.

Mas, desde então, esta variedade não voltou a aparecer, dando a entender que havia um erro nos documentos antigos que registravam sua existência.

Uma expedição conduzida recentemente na ilha pelo pesquisador Daniel Mulcahy permitiu pela primeira vez encontrar outras serpentes deste tipo e testes de DNA mostraram que se tratava de uma nova espécie, com nome científico de Hypsiglena ochrorhyncha unaocularus.

Uma "identificação correta desta serpente é a primeira etapa de sua preservação. Nós vamos continuar a estudá-la para sabermos mais sobre seu papel no frágil ecossistema de Clarion", informou Mulcahy em um comunicado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAnimaisAnimais em extinçãoMéxico

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo