Tecnologia

Especialistas identificam vírus que ataca antivírus

Especialistas da AVG identificaram um programa maligno que age adulterando o antivírus Kingsoft. O programa contaminado passa a enganar o usuário, em vez de protegê-lo

O novo ataque contamina um antivírus, que passa a agir contra o usuário (Armin Hanisch)

O novo ataque contamina um antivírus, que passa a agir contra o usuário (Armin Hanisch)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2013 às 15h57.

São Paulo — A empresa de segurança AVG descobriu uma nova forma de ataque. Trata-se de um programa maligno que utiliza um antivírus para se disseminar. O novo tipo de malware contamina o antivírus da empresa chinesa Kingsoft, para se propagar. O antivírus adulterado tenta enganar o usuário em vez de protegê-lo.

O Kingsoft Antivirus inclui um recurso projetado para identificar phishing e sites contaminados. Ele também procura fechar brechas que os programas nocivos exploram em seus ataques. Para isso, bloqueia a página inicial do Internet Explorer e evita que o browser seja alterado. O programa protetor também impede o redirecionamento de páginas, um recurso usado para enganar o usuário em ataques na web.

De acordo com os pesquisadores da AVG, o malware combina módulos da Kingsoft e, utilizando seus componentes, modifica os arquivos de configuração, inserindo uma lista de URLs falsas para direcionamento. O usuário que tiver a máquina infectada terá configurada a página inicial do seu browser como falsa. Se tentar acessar as URLs listadas no arquivo de configuração, ele será redirecionado para outras páginas, também falsas.

O programa nocivo é embalado no Nullsoft Install System-NSIS, um script de instalação de software. O malware verifica se o antivírus da Kingsoft está presente no computador. Se estiver, ele desativa o programa protetor e faz a contaminação. O antivírus adulterado, em vez de proteger, passa a encaminhar o usuário para os sites falsos criados para roubar informações pessoais.

Acompanhe tudo sobre:AntivírusAVGComputadoresEmpresasseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Sonos nomeia brasileiro Hugo Barra para o conselho de diretores

BeReal estreia anúncios nos EUA após ser comprado pela Voodoo

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China