Tecnologia

Especialistas analisarão interceptação de dados pelos EUA

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou a criação de um grupo técnico para avaliar, do ponto de vista da informática e jurídico, as suspeitas...

Jose Eduardo Cardozo (Reprodução)

Jose Eduardo Cardozo (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou a criação de um grupo técnico para avaliar, do ponto de vista da informática e jurídico, as suspeitas de que telefonemas e transmissões de dados de empresas e cidadãos brasileiros foram alvo de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos.

Cardozo disse que um inquérito já foi aberto na Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também está fazendo investigações.

"Temos que analisar o que está acontecendo e como aconteceu. Os dados foram interceptados, mas de que maneira? Tudo isso precisa ser investigado", disse o ministro, após reunião com os ministros da Defesa, Celso Amorim; de Relações Exteriores, Antonio Patriota; das Comunicações, Paulo Bernardo; e do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito, para discutir o tema.

Segundo o ministro, a Constituição Federal brasileira estabelece que a interceptação de dados não pode ser feita, só em casos excepcionais.

Ele também disse que a legislação deixa claro que a interceptação é crime. Cardozo não quis revelar se nas investigações será ouvido o responsável pelas denúncias de espionagem dos EUA, ex-agente norte-americano Edward Snowden.

Acompanhe tudo sobre:GovernoEspionagemINFO

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%