Da Redação
Publicado em 26 de março de 2014 às 10h00.
No início do ano passado, o pesquisador Sugata Mitra falou, durante o TED – famoso ciclo de palestras que dissemina ideias inovadoras em vídeos na internet –, sobre seus planos de construir uma escola na nuvem, onde crianças pudessem aprender e ensinar umas com as outras. Foi aplaudido de pé. O sucesso da palestra lhe rendeu um prêmio de 1 milhão de dólares – valor que vem sendo usado por Mitra para construir uma nova plataforma de ensino.
O assunto chamou a atenção do diretor Jerry Rothwell. Em seu novo documentário, previsto para estrear no ano que vem, o britânico mostra o caminho percorrido por Mitra nos últimos 18 meses, período no qual o professor da universidade inglesa de Newcastle conseguiu erguer cinco escolas: três na Índia e duas no Reino Unido. Outros dois laboratórios de ensino digital estão previstos para maio. “Se você dá a um grupo de crianças um monte de questões e um computador com conexão à internet, ele conseguirá encontrar as respostas; não importa o nível de dificuldade”, diz Mitra.
Lançada este mês, a ferramenta School in the Cloud é mais um avanço no projeto do especialista. A plataforma garante que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa experimentar o que o professor chama de autoaprendizagem organizada. Pelo site, professores disponíveis via Skype podem instigar crianças entre 8 e 12 anos a procurar, por meio de palavras-chave, fotos e vídeos, as respostas para perguntas como: “O que é a alma?” ou “Os animais pensam?”. “O que estamos vendo é um método minimamente invasivo de aprendizado”, diz Mitra. “Ainda que ele não possa substituir o sistema convencional de ensino, pode complementá-lo.”