pacifi (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 6 de janeiro de 2015 às 15h48.
A CES não se resume a apresentações de novos smartphones, TVs, monitores e outros aparelhos populares. Todo ano, a feira também recebe alguns produtos inusitados e entre os campeões da edição de 2015 estão uma chupeta e uma mamadeira inteligentes, feitos por duas empresas diferentes, mas inegavelmente complementares.
Chamado de Pacif-i e feito pela Blue Maestro, o primeiro dos dois itens funciona basicamente como um termômetro, mas bem menos inconveniente. Em vez de incomodar uma criança com o acessório comum, um pai ou uma mãe pode simplesmente dar ao pequeno a chupeta uma ideia que não é exatamente nova, como este post de 2010 mostra.
Sua estrutura de silicone carrega um medidor de temperatura embutido, e o produto se conecta a um smartphone (com iOS ou Android) por Bluetooth para transmitir os dados obtidos na medição. Essas informações podem ser comparadas com outras tiradas em diferentes momentos, o que ajuda a descobrir se a criança está com febre, por exemplo.
Além disso, como medir a temperatura por via oral não é dos métodos mais precisos, a empresa incluiu uma função que permite calibrar a medição feita pela chupeta e deixá-la mais próxima do resultado aferido por um termômetro comum. Por fim, a bateria da Pacif-i tem duração estimada de um ano, e o aparelho serve como um sistema de geolocalização (para ajudar você a não perder o bebê) e um alarme que avisa a hora certa de dar um remédio à criança.
A mamadeira Baby Glgl, por sua vez, não é tão inteligente quanto a chupeta. Feito pela Slow Control a mesma empresa responsável pelo garfo que treme e que força você a comer devagar , o produto é mais uma capa do que uma mamadeira mesmo. Os pais colocam o recipiente dentro do suporte, que indica a posição mais adequada para dar de mamar.
Não parece muito útil, mas o ângulo certo ajuda a acabar com a formação de bolhas de ar que podem provocar cólicas e gases, como lembra o The Verge. O problema é que, por 100 euros, o Baby Glgl não vai muito além disso. Ele até monitora a quantidade de leite (ou outra bebida) ingerida e envia para o smartphone, mas não conta com um medidor de temperatura, por exemplo. O produto deve ser lançado na Europa no terceiro trimestre deste ano e não tem data para chegar ao Brasil.
A chupeta Pacif-i já é bem mais barata e sai por 30 euros (ou 39 dólares, mais ou menos 105 reais). No site da Blue Maestro, o produto se encontra em pré-venda e, como explica o Engadget, sua chegada a diferentes mercados depende da aprovação de órgãos reguladores que, ao menos na Europa, já devem liberar o lançamento para o mês que vem.