Tecnologia

Equador vai conceder asilo político para Assange, diz jornal

Assange está recluso na embaixada do Equador em Londres desde o último dia 19 de junho, quando deixou sua casa no interior da Inglaterra


	Partidários de Julian Assange se manifestam junto à embaixada do Equador: Correa alegou que estava estudando a legislação internacional para embasar sua decisão
 (©AFP / Carl Court)

Partidários de Julian Assange se manifestam junto à embaixada do Equador: Correa alegou que estava estudando a legislação internacional para embasar sua decisão (©AFP / Carl Court)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2012 às 17h49.

São Paulo - O presidente do Equador, Rafael Correa, teria concordado em conceder asilo político para o ativista político criador do site WikiLeaks Julian Assange. A informação foi repassada por uma fonte próxima do presidente ao jornal britânico de The Guardian.

Ontem, o presidente já havia declarado em um programa de televisão local que anunciaria sua decisão esta semana. Correa alegou que estava estudando a legislação internacional para embasar sua decisão.

Assange está recluso na embaixada do Equador em Londres desde o último dia 19 de junho, quando deixou sua casa no interior da Inglaterra.

No final do mês de maio, a Suprema Corte da Grã-Bretanha decidiu que Assange deveria ser extraditado para a Suécia.

A Justiça sueca pede a extradição de Assange para julgá-lo por acusações de abuso sexual, feitas por duas ex-colegas do Wikileaks. Assange diz que os atos foram consensuais.

As acusações contra Assange surgiram em 2010, pouco depois de o WikiLeaks ter divulgado uma série de documentos secretos dos Estados Unidos. Desde então, ele vivia sob regime de prisão domiciliar no interior da Inglaterra.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEquadorJulian AssangePersonalidadesWikiLeaks

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp