Tecnologia

Equador adota sistema nipo-brasileiro de TV digital

  Brasília - O Ministério das Comunicações informou que o governo do Equador anunciou no dia 25, quinta-feira, a adoção do sistema nipo-brasileiro de TV digital. Ao todo, seis países da América Latina já optaram pelo padrão japonês com inovações tecnológicas desenvolvidas no Brasil. A ideia do governo brasileiro é criar um sistema regional de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

 

Brasília - O Ministério das Comunicações informou que o governo do Equador anunciou no dia 25, quinta-feira, a adoção do sistema nipo-brasileiro de TV digital. Ao todo, seis países da América Latina já optaram pelo padrão japonês com inovações tecnológicas desenvolvidas no Brasil. A ideia do governo brasileiro é criar um sistema regional de televisão, ampliando o mercado de televisores e baixando consequentemente o preço do equipamento.

Um memorando de cooperação entre Brasil e Equador para a implantação da TV digital foi assinado hoje pelo ministro de Telecomunicações do Equador, Jorge Glass, e o secretário de Telecomunicações do Brasil, Roberto Pinto Martins. Segundo nota distribuída pelo Ministério da Comunicações, o governo japonês também firmou um protocolo com o Equador para ajudar na implantação do sistema.

O padrão japonês foi adotado pelo Brasil em 2006 e em dezembro de 2007 a transmissão de TV digital foi iniciada na cidade de São Paulo. Em abril do ano passado, o Peru anunciou a adesão ao sistema e foi seguido pela Argentina, Chile e Venezuela. O Brasil continua negociando com outros países como Cuba, Uruguai e Costa Rica, além da África do Sul e de Moçambique, que também mostraram interesse pelo sistema nipo-brasileiro. Além do padrão japonês, existem ainda os padrões europeu e americano.

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaTelevisãoTendênciasTV

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre