Tecnologia

Entrega do imposto de renda já está nomalizada, diz Serpro

O Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro), diz que a falha que impediu a entrega das declarações do imposto de renda nesta manhã já foi corrigida

A entrega da declaração do imposto de renda via internet já voltou ao normal, diz o Serpro (Phillip Ingham/Creative Commons)

A entrega da declaração do imposto de renda via internet já voltou ao normal, diz o Serpro (Phillip Ingham/Creative Commons)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 2 de março de 2011 às 12h24.

São Paulo — A falha ocorreu por volta das 8h da manhã no centro de dados do Serpro em São Paulo. A causa, segundo a empresa, foi um defeito no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. Ele teria provocado o desligamento total do datacenter, exigindo que os computadores fossem reiniciados, num processo que é bastante demorado. 

A parada do datacenter provocou a interrupção do recebimento das declarações do imposto de renda, além de afetar sistemas como o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), usado pelos departamentos estaduais de trânsito para licenciamento de veículos.

Segundo a assessoria de imprensa do Serpro, os vários sistemas que rodam no centro de dados de São Paulo foram sendo restabelecidos ao longo da manhã. O sistema responsável pelo recebimento de declarações do imposto de renda, que são enviadas por meio do programa Receitanet, já está funcionando normalmente.

O prazo para a entrega da declaração começou ontem e termina no dia 29 de abril. Segundo a Receita Federal, 153.974 contribuintes enviaram a declaração já no primeiro dia. 

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresImposto de Renda 2020ImpostosLeãoreceita-federal

Mais de Tecnologia

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam