Tecnologia

Entre seis capitais, Fortaleza tem a melhor banda larga

Conclusão é de estudo realizado pelas universidades de Oxford e de Oviedo, com apoio da Cisco

Taxa média de download ficou em 4,3 Mbps em Fortaleza (Justin Sullivan/EXAME.com)

Taxa média de download ficou em 4,3 Mbps em Fortaleza (Justin Sullivan/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2010 às 11h02.

São Paulo - O terceiro estudo anual sobre banda larga no mundo, realizado pela Universidade de Oxford e pela Universidade de Oviedo, com apoio da Cisco, analisou a qualidade da conexão à internet em 239 cidades de 72 países. No Brasil, das seis capitais avaliadas, Fortaleza foi a que obteve o melhor resultado no levantamento.

Os testes foram realizados entre maio e junho deste ano e utilizaram dados de mais de 40 milhões de conexões banda larga, através de testes de velocidade da internet (pelo site speedtest.net).

Os resultados apontaram uma melhora na qualidade em 50% em todo o mundo em apenas três anos, com mais países preparados para as futuras tecnologias, como Internet TV e serviços de comunicação em vídeos de alta qualidade. Além disso, a penetração da banda larga nas residências atingiu 49% entre os países avaliados, contra 40% encontrados em 2008.

A média global de velocidade para downloads ficou em 5,9 Mbps e a de upload ficou em 1,7 Mbps. A melhor conexão banda larga se encontra na Coreia do Sul, com médias de downloads em 33,5 Mbps (um aumento de 55% em um ano) e média de upload em 17 Mbps, um aumento de 35% desde 2009.

Brasil

No Brasil, a média geral de velocidade para downloads ficou em 2,3 Mbps e upload em 449 Kbps. Das seis capitais avaliadas no estudo, Fortaleza foi a cidade brasileira que teve o melhor desempenho, atingindo médias de 4,3 Mbps para downloads e 570 Kbps para upload. Brasília ficou em segundo com 4,1 Mbps para downloads e 509 Kbps de upload.

Em seguida está Salvador (3 Mbps em downloads e 448 Kbps em uploads), Belo Horizonte (2,8 Mbps download, 448 Kbps upload), São Paulo (2,1 Mbps download, 421 upload) e Rio de Janeiro (1,9 Mbps download e 452 Kbps upload).

O estudo também analisou a qualidade da banda larga móvel e constatou que 10% dos usuários desse tipo de conexão já usufruem de uma experiência similar àqueles que possuem banda larga fixa.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaInternet

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO