Tecnologia

Entenda o que pode fazer o USB-C, o conector usado pela Apple nos novos MacBooks

Nova entrada USB reversível acaba com a necessidade de colocar o dispositivo USB do jeito certo

MacBook (Divulgação)

MacBook (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 10 de março de 2015 às 09h16.

A Apple anunciou, nesta segunda-feira (9), sua nova linha de MacBooks. Além de serem 24% mais finos que os MacBooks Air e custarem mais de 10 mil reais no Brasil, os produtos têm um conector chamado pela fabricante de USB-C, que é uma abreviação do USB Type-C. A entrada servirá para ligarmos pen-drives, HDs externos e monitores por HDMI ou Mini Display Port.

O novo conector traz a velocidade como o primeiro benefício para o usuário. Ele aumenta a taxa teórica de transferência de dados de 5 Gbps do USB 3.0 para os 10 Gbps do USB 3.1. Contudo, a Apple informou que o conector do novo MacBook oferece velocidade de 5 Gbps. A definição do padrão do USB 3.1 aconteceu em agosto de 2013, enquanto o USB-C só se tornou oficial um ano mais tarde, com tamanho médio de 8.4 mm por 2.6 mm. Ou seja, a tecnologia necessária para a criação da porta presente no novo MacBook estava disponível há mais de seis meses.

No evento de hoje, a Apple informou que o conector único será usado não só para ligar periféricos, mas também servirá para conectarmos uma fonte de energia. Isso é algo incomum, talvez, para a maioria dos consumidores, uma vez que essa medida não foi tomada por grandes fabricantes no passado. O USB-C pode aguentar carga até 100 watts (20V) e permite o envio ou o recebimento de energia. Um notebook comum precisa, em média, de 60 watts para ser recarregado. Com esses 40 watts de sobra, o MacBook pode, por exemplo, recarregar um iPhone e um iPad ao mesmo tempo enquanto é usado.

Um ponto importante: o USB-C permite que o usuário conecte um dispositivo USB sem precisar se atentar ao fato de estar com ele na posição correta ou não. A entrada é reversível, como acontece no cabo Lightning, dos iPhones e iPads. O porém é que será preciso contar com um adaptador para usar seus gadgets mais antigos com a entrada USB comum. Na loja da Apple, este produto é vendido por 99 reais.

Certamente, o novo conector adotado pela Apple vai diminuir a quantidade de cabos ligados ao MacBook, afinal, fora o USB-C há somente uma saída P2 para fones de ouvido. Mas, se você é do tipo de consumidor que precisa utilizar diversos periféricos ao mesmo tempo, é possível adquirir um adaptador para o novo modelo de notebook da Apple. Na loja oficial da marca no Brasil, esse acessório é vendido por 429 reais e conta com conexões USB 3.1 Gen 1, USB-C e HDMI.

7 imagens do novo MacBook

             Clique para abrir o link no navegador
Embed da galeria:
Clique para abrir o link no navegador             

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMacBookNotebooksTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não