Tecnologia

Energia é discussão recorrente na feira IFA 2010

Evento de tecnologia expõe máquinas de lavar roupa que economizam até 30% de energia elétrica

EcoBubble, da Samsung: projetada para economizar 30% de energia (.)

EcoBubble, da Samsung: projetada para economizar 30% de energia (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2010 às 11h01.

Berlim, Alemanha - Tanto nos estandes dos expositores como nas palestras, a energia é um tema que vem sendo constantemente mencionado durante a IFA 2010.

E não é mera coincidência: os alemães lideram várias das discussões ligadas à sustentabilidade e levam a reciclagem muito a sério. Quem compra uma garrafa de água no supermercado ou num quiosque, por exemplo, vai pagar separadamente pelo vasilhame, mesmo que ele seja de plástico.

Neste sábado (5), o tema do keynote speaker da tarde na IFA, Dr. Kurt-Ludwig Gutberlet, chairmain e CEO da BSH Bosch e Siemens, foi justamente "Como levar os dispositivos mais ecológicos ao mercado de massa". Segundo ele, o maior desafio dos fabricantes é desenvolver formas de reduzir o consumo de energia sem abrir mão da conveniência.

Durante a palestra, Gutberlet contou que a meta da empresa é aumentar a produção (e consequentemente as vendas) dos chamados produtos supereficientes em energia. "Em 2010, 20% dos produtos vendidos pela Bosch serão supereficientes", diz.

Um exemplo dessa filosofia a nova máquina de lavar i-Dos, da Bosch. Ela foi projetada para detectar o peso da roupa e dosar a quantidade de sabão e água necessários. Segundo a empresa, essa tecnologia permite economizar cerca de 30% de energia e 7 mil litros de água por ano.

A Samsung também está mostrando na IFA um modelo de máquina de lavar, projetada para economizar 30% de energia, a EcoBubble, já anunciada na Coreia.

Leia outras notícias sobre energia

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EletricidadeTendências

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp