Tecnologia

Energia é discussão recorrente na feira IFA 2010

Evento de tecnologia expõe máquinas de lavar roupa que economizam até 30% de energia elétrica

EcoBubble, da Samsung: projetada para economizar 30% de energia (.)

EcoBubble, da Samsung: projetada para economizar 30% de energia (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2010 às 11h01.

Berlim, Alemanha - Tanto nos estandes dos expositores como nas palestras, a energia é um tema que vem sendo constantemente mencionado durante a IFA 2010.

E não é mera coincidência: os alemães lideram várias das discussões ligadas à sustentabilidade e levam a reciclagem muito a sério. Quem compra uma garrafa de água no supermercado ou num quiosque, por exemplo, vai pagar separadamente pelo vasilhame, mesmo que ele seja de plástico.

Neste sábado (5), o tema do keynote speaker da tarde na IFA, Dr. Kurt-Ludwig Gutberlet, chairmain e CEO da BSH Bosch e Siemens, foi justamente "Como levar os dispositivos mais ecológicos ao mercado de massa". Segundo ele, o maior desafio dos fabricantes é desenvolver formas de reduzir o consumo de energia sem abrir mão da conveniência.

Durante a palestra, Gutberlet contou que a meta da empresa é aumentar a produção (e consequentemente as vendas) dos chamados produtos supereficientes em energia. "Em 2010, 20% dos produtos vendidos pela Bosch serão supereficientes", diz.

Um exemplo dessa filosofia a nova máquina de lavar i-Dos, da Bosch. Ela foi projetada para detectar o peso da roupa e dosar a quantidade de sabão e água necessários. Segundo a empresa, essa tecnologia permite economizar cerca de 30% de energia e 7 mil litros de água por ano.

A Samsung também está mostrando na IFA um modelo de máquina de lavar, projetada para economizar 30% de energia, a EcoBubble, já anunciada na Coreia.

Leia outras notícias sobre energia

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EletricidadeTendências

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo