Tecnologia

Endesa criará em Búzios cidade inteligente em energia

O projeto incluirá uma rede inteligente de distribuição de energia elétrica capaz de integrar toda a geração existente

Sede da Endesa, em Madri: o plano prevê lâmpadas LED para a iluminação, além de automóveis e bicicletas elétricas para o transporte na cidade (Imatik/Wikimedia Commons)

Sede da Endesa, em Madri: o plano prevê lâmpadas LED para a iluminação, além de automóveis e bicicletas elétricas para o transporte na cidade (Imatik/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2014 às 13h42.

Madri - A Endesa assinou um convênio com o estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Búzios para criar uma "cidade inteligente" do ponto de vista energético, em um projeto pioneiro tanto no Brasil como no conjunto da América Latina, informou nesta terça-feira a empresa espanhola.

A "Cidade Inteligente Búzios", com tecnologias provadas por empresas do grupo italiano Enel (acionista de referência da Endesa), contará com uma rede inteligente de distribuição de energia elétrica capaz de integrar toda a geração existente, as energias renováveis e os veículos elétricos.

O projeto, que quer se transformar em uma referência do consumo eficiente, será desenvolvido pela empresa Ampla, distribuidora da Endesa no estado do Rio de Janeiro.

A instalação de contadores inteligentes e de novos sistemas de automatização da rede permitirá reduzir as perdas de energia e aumentar a qualidade e a segurança da provisão.

Entre os benefícios desta iniciativa destacam a possibilidade de aplicar tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo, a capacidade de controlar o consumo por cada aparelho em tempo real - o que melhorará a eficiência energética nos edifícios públicos - e a possibilidade de seguir em tempo real as despesas de energia.

A cidade contará com automóveis e bicicletas elétricas inteligentes, pontos de recarga de energia e pontos de geração de energias renováveis: solar e eólica.

A iluminação contará com novas lâmpadas LED, mais eficientes, com luminárias de geração eólica e pontos de luz telegerenciados.

Todas estas melhorias contribuirão também para reduzir as emissões de dióxido de carbono, assinalou Endesa.

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisSustentabilidadeTecnologias limpasEndesaEletricidade

Mais de Tecnologia

Proposta do Google para vender parte de seu negócio de anúncios não anima governo dos EUA

Verificação de idade obrigatória pode chegar ao TikTok, Instagram e YouTube em Nova York

Governo prepara edição de MP para garantir isenções a data centers antes da reforma tributária

O que está por trás da valorização do Google acima dos US$ 3 trilhões em valor de mercado