Tecnologia

Empresas lançam projeto para ensinar programação a jovens

Iniciativa disponibiliza aulas e exercícios gratuitos e online, visando apresentar e ensinar programação a jovens interessados em tecnologia

Programação: ideia é ajudar na criação de mão de obra para o mercado de computação no Brasil (Getty Images)

Programação: ideia é ajudar na criação de mão de obra para o mercado de computação no Brasil (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2014 às 11h25.

São Paulo - Uma parceria entre a Locaweb e a Caelum lançou nesta quarta-feira a campanha Ano do Código – Vem programar! no Brasil. O projeto é baseado em uma iniciativa do site CodeAcademy, e disponibiliza aulas e exercícios gratuitos e online, visando apresentar e ensinar programação a jovens interessados em tecnologia.

A ideia é ajudar na criação de mão de obra para o mercado de computação no Brasil. Segundo um comunicado divulgado pelas duas empresas, o país hoje sofre uma brusca queda de talentos e profissionais bem qualificados. Atualmente, seriam mais de 200 mil vagas em aberto por aqui, e várias delas ainda levam meses para ser preenchidas.

Nas aulas e exercícios iniciais, os alunos – chamados no projeto de aprendizes – conhecerão a computação por blocos que simulam comandos de programação. Vídeos introdutórios dão uma noção de como a lição deve ser feita, e as primeiras são bem simples – envolvem basicamente fazer um jogador avançar até chegar ao destino. Ao conclui-las, as linhas de comando que deveriam ser escritas na programação em si são mostradas na tela.

A dificuldade, é claro, aumenta no decorrer das aulas, mas clipes curtos continuam passando as instruções nas 20 primeiras atividades. Não há tempo limite para concluir cada tarefa, o que significa que os aprendizes podem fazer tudo com cuidado e atenção – nada de pressão nos tutoriais. Nos níveis mais avançados dos exercícios, o aluno é apresentado de vez ao JavaScript, e passa a identificar e a resolver problemas direto nas linhas de código.

Depois de completar todos os 47 exercícios que o projeto traz inicialmente, o aprendiz ainda poderá aproveitar o conteúdo dos parceiros do Ano do Código. A CodeAcademy, a KhanaAcademy e a própria Caelum trazem material para quem estiver interessado em continuar na programação, e os dois últimos têm aulas e apostilas em português. Nem tudo nesses três sites é gratuito, no entanto, mas pode ser bom explorá-los.

A preparação do Ano do Código levou cerca de três meses para ser concluída, entre o desenvolvimento dos exercícios e gravação de vídeos. Mais material ainda deve ser disponibilizado nos próximos meses, então vale a pena acessar o site no decorrer do ano. Clique aqui para ir até a página principal, com as primeiras atividades. Quando terminá-las, vá até Mais conteúdo para acessar as lições mais difíceis.

//www.youtube.com/embed/cwyRyZMTvBo?feature=player_embedded

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEducaçãoEmpresas

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro