Tecnologia

Empresas de telefonia vão parcelar reajuste em duas vezes

As empresas de telefonia fixa concordaram hoje com a proposta do governo de dividir o reajuste das contas em duas parcelas iguais. O reajuste total será definido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas não poderá ultrapassar 8,7%. Pelo acordo, acertado com o Ministério das Comunicações, os aumentos serão aplicados no início de setembro e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h37.

As empresas de telefonia fixa concordaram hoje com a proposta do governo de dividir o reajuste das contas em duas parcelas iguais. O reajuste total será definido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas não poderá ultrapassar 8,7%. Pelo acordo, acertado com o Ministério das Comunicações, os aumentos serão aplicados no início de setembro e de novembro. Com isso, o aumento total das tarifas, neste ano, atingirá cerca de 16%.

Isto porque, há duas semanas, a Anatel autorizou uma alta, já em vigor, de 6,89% nos preços. Os 8,7% negociados entre as operadoras e o governo referem-se ao reajuste extra, autorizado pelo Superior Tribunal de Justiça, com base no Índice Geral de Preços (IGP-DI). Base dos contratos de telefonia fixa, o IGP-DI não foi aplicado integralmente nas contas no ano passado, e as empresas vinham reivindicando a correção desta diferença. Segundo as concessionárias, a não-aplicação integral do IGP-DI, no ano passado, rendeu 1 bilhão de reais de prejuízos nos últimos 14 meses.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online