Tecnologia

Empresas anunciam acordo para desenvolver soluções ópticas de alta capacidade

CPqD, Padtec e Civcom anunciam acordo que prevê a união de esforços de pesquisa e desenvolvimento em áreas de interesse comum das três organizações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2011 às 14h53.

São Paulo - O crescimento da indústria local de telecomunicações ultimamente tem sido acompanhado pelas constantes queixas de falta de estimulo governamental e interesse das multinacionais em desenvolvimento local de tecnologias inovadoras.

Para ajudar a resolver o problema, o CPqD, a Padtec e a Civcom anunciaram nesta quinta-feira, 10, um acordo que prevê a união de esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em áreas de interesse comum das três organizações.

No evento, que contou com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as empresas anteciparam o primeiro projeto conjunto, que desenvolverá um módulo para equipamentos de transmissão óptica a 100 Gbps, baseados em tecnologia de multiplexação por divisão de ondas densas (DWDM) e nas especificações internacionais de interoperabilidade definidas pelo Optical Internetworking Forum (OIF).

O trabalho será realizado pelo CPqD e a Civcom (empresa israelense adquirida pela Padtec, em 2008) e terá como base os resultados obtidos com o Projeto Gigabit Ethernet (GETH), que vem sendo conduzido pela empresa de Campinas desde o ano passado, com recursos do Funttel e apoio da Finep. O objetivo é desenvolver sistemas de comunicação óptica para banda larga capazes de oferecer troughputs de 8 Tbps por fibra óptica (WDM com 80 canais de 100 Gbps).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFibra ópticaPesquisa e desenvolvimentoTelecomunicações

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China