Tecnologia

Empresa japonesa cria robôs que detectam chulé e mau hálito

Os robôs, em formato de cabeça de mulher e de cachorro, são capazes de detectar os odores com um sensor e reagir para alertar o usuário

Robô em formato de cabeça de mulher, da empresa japonesa CrazyLabo, capaz de detectar mau hálito (Reprodução)

Robô em formato de cabeça de mulher, da empresa japonesa CrazyLabo, capaz de detectar mau hálito (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 07h51.

Tóquio - Em parceria com Instituto de Tecnologia da Universidade de Kitakyushu, a empresa japonesa CrazyLabo criou dois modelos de robô, um em formato de cabeça de mulher e outro de cachorro, para alertar usuários em casos de chulé e mau hálito.

Quando ativados, ambos os robôs são capazes de detectar os odores com um sensor e reagir com a intenção de alertar o usuário, informou nesta quarta-feira o jornal online "Asahi".

O protótipo Kaori, de cabelo castanho e olhos azuis, é capaz de analisar e quantificar os componentes no mau hálito dos usuários, avaliando o cheiro em uma escala de quatro níveis. Dependendo do resultado, o robô ainda reage com certa ironia, como "não dá para suportá-lo" e "emergência!".

Já o cachorro Shuntaro, que reconhece o mau cheiro dos pés, não fala como o humanóide, mas agita a cabeça, se a situação estiver normal, e late, se detectar chulé. Em casos extremos, o robô simula um desmaio.

"Quero continuar fazendo coisas que façam as pessoas se divertirem e que são capazes de criar um bom ambiente", detalhou o presidente da empresa, Kennosuke Tsutsumi, em declarações recolhidas pelo jornal.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaJapãoPaíses ricosRobôsRobótica

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro