Tecnologia

Empresa japonesa cria robô que repete movimentos de samurais

O Bushido conseguiu reproduzir os golpes de katana do mestre Isao Machii

Bushido (Reprodução)

Bushido (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2015 às 09h05.

Uma empresa japonesa especializada na fabricação de máquinas industriais conseguiu programar um de seus robôs para reproduzir os movimentos de um mestre da katana, a espada japonesa usada pelos antigos guerreiros samurais.

A Yaskawa Electric levou dois anos para colocar em prática o projeto Bushido, no qual programaram um robô para reproduzir os movimentos de Isao Machii, um mestre japonês incluído no Guinness Book em 2007 por ter realizado 1.000 cortes em tatames enrolados com uma espada, no tempo recorde de 35 minutos. Além disso, é especialista do "iaido", uma antiga técnica para desembainhar a katana rapidamente.

Em um vídeo produzido pela empresa, o mestre espadachim e o braço mecânico realizam uma série de cortes transversais e horizontais em frutas e verduras. Para realizar a façanha, a companhia digitalizou os movimentos de Machii por meio de captura de movimentos.

yt thumbnail

A Yaskawa precisou de três meses para configurar o robô. O modelo usado no projeto foi o Motoman-MH24, comercializado para tarefas de montagem, assim como para o transporte e manejo de materiais em fábricas.

A empresa, que recentemente inaugurou a "Robo Village" para que turistas observarem os últimos avanços do maquinário industrial e da robótica, empreendeu o projeto para comemorar o nascimento da empresa há um século. Atualmente, 80% do setor robótico da companhia se destina ao mercado estrangeiro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaINFOJapãoPaíses ricosRobôsRobótica

Mais de Tecnologia

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam