Tecnologia

Empresa japonesa apresenta telefone capaz de medir radiação

O aparelho permite aos usuários, simplesmente apertando um botão, saber o nível de radiação ao qual estão expostos

O telefone, que será vendido a partir de julho, também pode manter um registro da exposição em cada local onde o aparelho esteve (Yoshikazu Tsuno/AFP)

O telefone, que será vendido a partir de julho, também pode manter um registro da exposição em cada local onde o aparelho esteve (Yoshikazu Tsuno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2012 às 11h37.

Tóquio - A operadora de telefonia móvel japonesa Softbank apresentou nesta terça-feira um smartphone que pode medir a radioatividade no ar, em resposta à crescente preocupação dos consumidores japoneses sobre os níveis de radiação após o desastre nuclear ocorrido no ano passado na central de Fukushima.

O último modelo da série Pantone da empresa conta com um sensor que permite aos usuários, simplesmente apertando um botão, saber o nível de radiação ao qual estão expostos.

O telefone, que será vendido a partir de julho, também pode manter um registro da exposição em cada local onde o aparelho esteve, disse a Softbank em um comunicado, assegurando que pode detectar raios gama em um espectro de 0.05-9.99 microsieverts por hora.

A principal operadora do Japão, NTT DoCoMo, mostrou no último ano em um salão de tecnologia um smartphone com um "forro" que media os níveis de radiação. Na época, a DoCoMo disse que ainda não sabia quando ele seria lançado comercialmente.

Muita gente está preocupada no Japão com os níveis de radiação após o terremoto de 9 graus e o tsunami de março de 2011, que provocaram a pior crise nuclear dos últimos anos na central nuclear de Fukushima.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesÁsiaCelularesEnergiaEnergia nuclearIndústria eletroeletrônicaInfraestruturaJapãoPaíses ricosSmartphonesUsinas nucleares

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro