Tecnologia

Empresa de segurança divulga 8 piores vírus de 2010

Laboratório analisou mais de 20 milhões de armadilhas que colecionou nos últimos 12 meses

Código binário (Flavio Takemoto)

Código binário (Flavio Takemoto)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2011 às 13h06.

São Paulo - O PandaLabs, laboratório anti-malware da Panda Security, acaba de divulgar o “Anuário do Vírus de 2010”, uma espécie de senso dos malwares que mais chamaram atenção no ano passado. Para compô-lo, o laboratório analisou as mais de 20 milhões de variações dessas armadilhas que colecionou durante os 12 últimos meses e selecionou as mais extravagantes.</p>

1. O Amante Travesso do Mac: Este título foi dado ao programa de controle remoto para sistemas Mac, HellRaiser.A. Esta ameaça necessita da autorização para ser instalada. Após a permissão do usuário, o HellRaiser.A assume o controle remoto do sistema e executa uma série de funções, como até mesmo abrir a bandeja de DVD!

2. O Bom Samaritano: Enviado com uma mensagem de suporte da Microsoft, alega que um novo path de segurança para Outlook deve ser instalado imediatamente. Assim que o download é completado o rogueware Bredolab.Y começa a enviar mensagens dizendo que o sistema esta infectado e que você precisa comprar uma solução completa de antivírus, a qual eles oferecem, mas nunca irão entregar.

3. Poliglota do ano: a cada ano, os hackers se aprimoram para buscar suas vítimas em todas as partes do mundo. Com isso, o prêmio de poliglota do ano vai para o MSNWorm. Trata-se de um vírus nada especial, mas que foi distribuído em 18 línguas através do Messenger. A mensagem contém um link para a visualização de uma suposta foto.

4. O mais audacioso: Se vírus tivesse trilha Sonora, a do Stuxnet.A. com certeza seria algo parecido com “missão impossível ou “The Saint”. Este Código malicioso foi projetado para atingir os sistemas SCADA, usados, por exemplo, em infra-estrutura crítica. O worm explora uma falha de segurança do Microsoft USB e com isso consegue o direito de acessar o centro da infraestrutura de instalações nucleares, exatamente como no enredo de um filme de Hollywood.

5. O irritante: O Oscarbot.YQ é o vírus mais chato do ano. Uma vez instalado, o programa passa a abrir diversas telas do computador e do navegador, toda vez que você fecha uma, ele abre outra.

6. O worm mais seguro: Sem dúvida, o Clippo.A é o worm mais seguro do ano. Assim que instalado no computador, ele protege todos os arquivos com senha, impedindo o usuário de acessar seus documentos. O mais estranho é que o worm faz isso sem motivo algum, somente para irritar.

7. Tempos de Crise: Ramsom.AB. A crise econômica esta afetando diversas economias pelo mundo, e isso também reflete no mundo do cybercrime. Alguns anos atrás qualquer ransomware (programas de bloqueio de computadores que exigem resgate para liberá-los) exigia mais de US$ 300 para o resgate. Com a crise você, supostamente, poderá recuperar seus dados somente com US$ 12.

8. O Mais Mentiroso: Na categoria de “adware”, mas agindo como qualquer outro antivírus falso, o SecurityEssentials2010 informa ao usuário que o computador esta cheio de vírus e oferece uma solução de antivírus. Isto é exatamente o que faz qualquer tipo de rogueware, no entanto, o design é tão convincente que ficou no top 10 de infecções do ano.

Acompanhe tudo sobre:AntivírusComputadoresseguranca-digital

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo