Tecnologia

Empresa cria tecnologia para fintechs e bancos

Nova tecnologia permite que aplicativos bancários aprimorem seus sistemas

Como a tecnologia da informação ajuda os bancos (Marcos Santos/USP Imagens/Reprodução)

Como a tecnologia da informação ajuda os bancos (Marcos Santos/USP Imagens/Reprodução)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 11 de junho de 2019 às 05h55.

Última atualização em 11 de junho de 2019 às 05h55.

São Paulo - Com foco em agilizar processos bancários, o aplicativo gratuito Celcoin, da empresa de mesmo nome, reúne todos os pagamentos do cliente em um lugar só, enviando-os para onde o dinheiro é destinado. A partir desta terça-feira (10), ele vai ampliar seu serviço para startups que usam a tecnologia para modernizar o setor, chamadas fintechs, e até mesmo bancos.

O Celcoin f. Hub, produto com tecnologia API (Interface de Programação de Aplicação) - o que significa que é capaz de integrar dois sistemas e facilitar as transações entre eles -, permite que, com apenas uma conexão, as companhias possam disponibilizar conteúdo digital, pagamento de contas, recargas de celular e transporte e até serviços de streaming em seus próprios aplicativos.

A ideia é que a tecnologia se torne aberta para que empresas parceiras a utilizem em seus próprios softwares, sem custo adicional para os consumidores, para que suas plataformas possam se expandir em questão de ferramentas e conteúdos e facilitar a vida do cliente.

Marcelo França, CEO da Celcoin, disse a EXAME que a intenção da companhia é democratizar e acelerar as transações bancárias. "Em vez de o cliente ter centenas de contratos, um para liberar cada função de seu banco, ele pode fazer uma única integração e reduzir em menos de um ano o tempo que demoraria para ter tudo ao seu alcance", declarou França.

Segundo França, toda a remuneração que receberão vem diretamente das empresas que utilizarem o financial hub - centro financeiro da Celcoin -, sem qualquer necessidade de o cliente pagar uma taxa. O serviço é disponibilizado gratuitamente pelo aplicativo que o utilizar.

Até o momento da publicação desta reportagem, não haviam sido informados os bancos brasileiros que aderiram ao serviço.

O lançamento oficial da marca acontece hoje, terça-feira (11), durante o CIAB Febraban - congresso de tecnologia da informação que ocorre em São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Bancosempresas-de-tecnologiaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não