Tecnologia

Empresa apresenta guitarra criada com impressão 3D

Instrumento tem custo estimado de 4 mil reais e leva 30 horas para ficar pronto

Guitarra (Lucas Agrela)

Guitarra (Lucas Agrela)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de maio de 2014 às 13h49.

A 3D de Systems apresentou nesta quarta-feira (17/04) no evento Inside 3D Printing, em São Paulo, uma guitarra criada com impressão 3D. O corpo do produto é feito de resina epóxi e a empresa acredita que este material possa ser um substituto ecológico para a madeira, que é tradicionalmente usada na fabricação do instrumento. O custo estimado para imprimir uma guitarra é de aproximadamente 4 mil reais.

O aparelho usado na impressão foi uma iPro 8000, que usa tecnologia de impressão chamada de estéreo-litografia (SLA).

Com a impressão 3D, um luthier (profissional que constrói e faz a manutenção de instrumentos musicias) poderia imprimir uma guitarra de acordo com o projeto de um cliente, desta forma, elevando o nível de personlização do produto a um novo patamar.

Vale notar que os componentes elétricos, a ponte, as tarrachas e as cordas não foram criadas com a impressão 3D.

Apesar do corpo da guitarra contar com diversos componentes internos que lembram pequenas engrenagens, tudo foi impresso de uma só vez, não houve necessidade de montagem ou sequer lixamento, segundo a empresa. O processo de criação levou cerca de 30 horas.

É possível conseguir fabricar uma peça com um produto de mais baixo custo, como uma impressora da linha Cube X, mas será preciso criá-la em duas partes com um encaixe mecânico e será preciso lixá-la para obter um acabamento melhor", afirmou a INFO Luiz Fernando Dompieri, diretor geral da Robtec, empresa que foi recentemente comprada pela 3D Systems. "Contudo, o processode SLA já oferecem uma peça muito lisa."

 

Acompanhe tudo sobre:3DINFO

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital