Tecnologia

Emergentes impulsionam vendas de Motorola e Nokia

Previsão da Nokia é de que 70% das suas vendas (em unidades) este ano venham de países em desenvolvimento. Modelo Razr, da Motorola, também ajudou a empresa entre os emergentes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.

Apesar do risco de estagnação, os fabricantes de celular poderão respirar por mais um ano. O sinal positivo foi observado no primeiro trimestre, principalmente nos mercados emergentes. Pelo menos é o que mostra os resultados financeiros das duas principais empresas do setor  - Nokia e Motorola - divulgados nesta semana.

O lucro líquido da Nokia nos primeiros três meses do ano surpreendeu analistas: ficou 21% acima do registrado no ano passado, atingindo 1,29 bilhão de dólares. Já o faturamento chegou a 9,5 bilhões de dólares, um crescimento de 30%. Com isso, a companhia finlandesa ganhou dois pontos percentuais de market-share, que hoje é de 35%.

Segundo o presidente da companhia, Olli-Pekka Kallasvuo, a expectativa é de que as vendas mundiais (em unidades) cresçam 15% em 2006. "Acreditamos que 70% de nosso crescimento virá de países emergentes", disse o executivo. Segundo ele, a Nokia continuará apostando em aparelhos mais baratos nessas regiões. Atualmente o preço médio dos aparelhos com a marca Nokia é de 103 euros em todo o mundo.

Segund lugar no ranking de aparelhos, a Motorola também registrou fortes vendas no trimestre. A empresa americana aumentou em 23% seu faturamento no período, que chegou a 10 bilhões de dólares. Já o lucro ficou abaixo do esperado. A queda foi ligeira - 0,8% - mas suficiente para desapontar Wall Street. O lucro líquido foi de 686 milhões de dólares.

Assim como a Nokia, a Motorola também obteve retornos maiores entre os emergentes, principalmente na China, Índia, Brasil e Rússia, onde o modelo Razr vem fazendo sucesso. A previsão da companhia é de que suas vendas globais (em unidades) aumentem 21% este ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online