Tecnologia

EMC vai produzir sistemas de armazenamento de dados no Brasil

Empresa vai produzir para o mercado interno e, posteriormente, exportar para a América Latina, região que gerou vendas de 540 milhões de dólares no ano passado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.

A EMC, empresa de equipamentos para infra-estrutura de tecnologia, anunciou nesta terça-feira (06/5) o início da fabricação no Brasil de sua linha de sistemas de armazenamento de dados.

A produção será em regime terceirizado com a Celéstica em Hortolândia, interior de São Paulo, e vai abranger a linha de servidores de armazenamento Clariion. "A intenção inicial é fabricar equipamentos para abastecer o mercado local, mas posteriormente podemos expandir as vendas para países da América Latina", informou Joel Schwartz, vice-presidente da divisão de armazenamento de dados da EMC.

Além da fábrica - que não teve os investimentos revelados -, a EMC criou um centro de pesquisa e desenvolvimento no país em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado, também no interior de São Paulo. As pesquisas vão se concentrar nas áreas de software de código aberto e de gerenciamento.  Esse é 11º centro de pesquisa e desenvolvimento no mundo, segundo Schwartz. Em 2007, a empresa investiu 1,5 bilhão de dólares nessa área.

A EMC está no Brasil há 12 anos e desde 2003 produz equipamentos em parceria com a Dell. A estratégia de fabricação local com a Celéstica - que produz equipamentos também para Palm e HTC - deverá trazer também a redução de preços dos servidores de armazenamento.

"Embora esse não seja nosso principal objetivo, estimamos que a queda de preços deverá ser da ordem de 10%", informa Carlos Cunha, diretor geral da EMC no Brasil.

O faturamento global da companhia no ano passado foi de 13,2 bilhões de dólares. A América Latina representou 4% desse total, ou cerca de 530 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?