EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.
A Embratel vai pagar 10 milhões de reais por três autorizações de uso de radiofreqüências, licitadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta terça-feira. Com as autorizações, a Embratel poderá prestar serviços de banda larga - entre eles, acesso à internet em alta velocidade - em todo país.
Com as licenças, a Embratel poderá competir com as operadoras locais de telefonia na oferta de acesso rápido à internet.
A operadora ofereceu 5,3 milhões de reais pela licença da região 1 (composta por 16 estados, do Rio de Janeiro ao Amazonas); 2 milhões pela licença da região 2 (regiões sul, centro-oeste e parte da norte); e 2,7 milhões pela licença da região 3 (estado de São Paulo). Os ágios pagos pela Embratel foram de, respectivamente, 1%, 0,4% e 7,2%.
Apenas na região de São Paulo apareceu outra empresa interessada em comprar as autorizações (a Anatel ofertou duas licenças por região). A DirectNet, provedor de acesso sem fio à internet, arrematou a segunda licença por 2,6 milhões de reais.