Inovação

Em vídeo, empresa de Elon Musk mostra macaco jogando videogame com a mente

Em vídeo é possível ver macaco controlando computador com joystick, que é desligado na sequência enquanto o controle se mantém

Pager, macaco da Neuralink, realiza comandos no computador em troca de um smoothie de banana (YouTube/Reprodução)

Pager, macaco da Neuralink, realiza comandos no computador em troca de um smoothie de banana (YouTube/Reprodução)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 9 de abril de 2021 às 08h40.

Última atualização em 9 de abril de 2021 às 08h40.

A Neuralink, empresa especializada em fabricar chips que possam ser conectados ao cérebro, demonstrou em vídeo os resultados do desenvolvimento de seus produtos. Elon Musk, que é dono da empresa, já havia afirmado que isso era possível em uma conversa no aplicativo Clubhouse em fevereiro.

Mas, até então, não havia sido divulgado um vídeo demonstrado a tecnologia. No filme, o macado Pager foi ensinado a mexer um joystick na direção correta — ele é recompensado com um smoothie de banana, enviado por um canudo que está na sala.

Com a instalação de um pequeno chip, anunciado pela empresa no ano passado, cientistas da Neuralink conseguiram fazer a medição da atividade neural de Pager enquanto ele movia o joystick e calibrar esses dados para que pudessem ser usados para realizer o mesmo movimento que o joystick faria.

O controle é então desligado e Pager consegue continuar o movimento do cursor na tela apenas com sua atividade cerebral, com o chip em seu crânio conectado ao computador. Na sequência, Pager consegue jogar o clássico videogame Pong. Veja no vídeo.

yt thumbnail

Quando o chip foi apresentado, a equipe da Neuralink afirmou ter diminuído o tamanho do dispositivo e agora ele pode ser instalado removendo um pedaço do crânio do tamanho de uma moeda. A tecnologia tem cerca de 8mm de espessura, comparada aos 10mm do crânio. Segundo engenheiros, o dispositivo é robusto e não seria facilmente danificado. Ele também precisa ser recarregado por indução elétrica uma vez por dia.

À época, Musk explicou ainda que a instalação pode ser feita em menos de uma hora, sem a necessidade de internação no hospital ou de anestesia geral. O executivo também afirmou que a Neuralink está trabalhando de perto com as autoridades regulatórias nos Estados Unidos para alinhar todos os requisitos de segurança.

No Twitter, Elon Musk ressaltou que o trabalho da empresa permitirá que alguém com paralisia possa usar um smartphone com a mente mais rápido do que alguém com os dedos.

Apesar do avanço, esse tipo de divulgação científica é pouco usual: geralmente, vídeos do tipo servem como material de apoio a publicações mais robustas, com dados que podem ser verificadas por outros cientistas, o que não aconteceu.

 

Acompanhe tudo sobre:Computação vestívelComputadoresElon Musk

Mais de Inovação

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro