Tecnologia

Apple ultrapassa Samsung na venda de smartphones em trimestre de ouro

Com mais de 90,1 milhões de iPhones vendidos no 4º trimestre, a empresa da maçã superou sua rival coreana no trimestre

Apple: companhia liderou as vendas no 4º trimestre, mas ficou na vice-liderança anual (Apple/Reprodução)

Apple: companhia liderou as vendas no 4º trimestre, mas ficou na vice-liderança anual (Apple/Reprodução)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 11h29.

Última atualização em 28 de janeiro de 2021 às 13h36.

O mercado de smartphones fechou o 4º trimestre de 2020 com uma nova líder. Segundo a consultoria IDC, a Apple superou a rival Samsung (e as concorrentes chinesas) e foi a empresa que mais vendeu celulares entre os meses de outubro e dezembro do ano passado. A fabricante do iPhone, que faturou mais de 110 bilhões de dólares no trimestre, teve 23,4% das vendas.

A empresa da maçã aumentou suas vendas em 22,2% e vendeu 90,1 milhões de iPhones no período – o que gerou uma receita de 65,6 bilhões de dólares, 17% maior do que a registrada em 2019. Maior rival, a Samsung, que cresceu 6,2%, comercializou 73,9 milhões de aparelhos e terminou o trimestre com uma fatia de 19,1% do mercado de celulares no planeta.

A chinesa Xiaomi, na terceira posição, foi a companhia que mais cresceu no 4º trimestre com uma alta de 32% nos negócios de sua divisão de celulares. Foram 43,3 milhões de unidades vendidas, o que corresponde a 11,2% do total. Oppo, com 33,8 milhões de aparelhos comercializados e uma fatia de 8,8% das vendas totais vem na sequência.

[infogram url="https://infogram.com/copy-vendas-de-carros-nos-eua-1hmr6g78oop8o6n?live" /]

Ao contrário da Xiaomi, a chinesa Huawei teve um trimestre bem abaixo. A companhia, que enfrentou grandes para operar fora da China – principalmente nos Estados Unidos – viu a venda de smartphones despencar 42,4% no trimestre para apenas 32,3 milhões de unidades vendidas e uma participação de 8,4% do mercado.

Os resultados do 4º trimestre surpreenderam as análises feitas meses atrás e mudaram completamente o ranking anual de vendas. A Samsung permanece na liderança com 266,7 milhões de aparelhos vendidos (20,6% do total). A Apple, por sua vez, roubou o segundo lugar da Huawei com vendas 206,1 milhões contra 189 milhões de unidades.

Acompanhe tudo sobre:AppleHuaweiSamsungSmartphonesXiaomi

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não