Tecnologia

Em carta aberta, gigantes da internet apoiam Marco Civil

Google, Facebook e Mercado Livre divulgaram carta onde afirmam que o "Marco Civil contempla adequadamente todos os participantes do ecossistema online"


	Na carta, as companhias não fazem nenhuma menção direta à polêmica da neutralidade de rede
 (Sean Gallup/Getty Images)

Na carta, as companhias não fazem nenhuma menção direta à polêmica da neutralidade de rede (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2012 às 13h08.

São Paulo - Diante da iminente aprovação do Marco Civil da Internet em comissão especial da Câmara dos Deputados, Google, Facebook e Mercado Livre divulgaram uma carta aberta em que manifestam o apoio ao projeto. Para os signatários da carta, o Marco Civil é um projeto de lei moderno, com texto composto de princípios reconhecidos globalmente como um sólido arcabouço para fomentar uma Internet livre e equilibrada.

A carta ressalta que o texto do projeto de lei foi inspirado no decálogo da Internet, dez princípios fundamentais criados pelo CGI para embasar o desenvolvimento da Internet no Brasil. Também são mencionadas as salvaguardas estabelecidas aos provedores de aplicações para que não sejam responsabilizados pelo conteúdo publicado pelos seus usuários.

Em relação à remoção de conteúdo impróprio, a carta explica que o Marco Civil deixa aberto aos provedores implementarem as suas políticas de remoção voluntária de conteúdo, sem prejuízo de serem punidos por deixarem de cumprir ordens judiciais nesse sentido.

Não é feita nenhuma menção direta à polêmica da neutralidade de rede. A carta diz apenas que o "Marco Civil contempla adequadamente todos os participantes do ecossistema online". Para Google, Facbook e Mercado Livre, o texto do projeto "assegura a proteção da rede, fomenta a inovação online e protege o direito dos usuários, sempre com observância do devido processo legal e, com isso, estabelece a imprescindível segurança jurídica necessária para o crescimento da economia digital e da Internet no Brasil".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGoogleInternetMercado LivreRedes sociaisTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump