Tecnologia

Em 2016, smartphones poderão ser recarregados em 30 segundos

Nanotecnologia permite dar carga rapidamente aos dispositivos móveis

Bateria

Bateria

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 7 de abril de 2014 às 11h05.

Em dois anos, haverá no mercado uma tecnologia que permite recarregar a bateria do seu smartphone em apenas 30 segundos. Ao menos é isso que prevê a StoreDot, criadora de uma bateria de carregamento ultra-rápido.

A empresa demonstrou a tecnologia nesta segunda-feira (07/04) durante a conferência Think Next, promovida pela Microsoft, que acontece em Tel Aviv, em Israel.

A inovação real está na bateria em si e não no carregador. E como o componente é diferente dos atualmente disponíveis no mercado, ele também oferece uma novidade importante para o consumidor: milhares de ciclos de carga, o que pode aumentar consideravelmente a vida útil do seu aparelho.

“Essencialmente, o que desenvolvemos é uma nova geração de elétrodos com materiais novos — nós os chamamos de MFE, Multi Function Eletrode. Um lado age como um Supercapacitor (de carregamento muito rápido), e o outro é como um elétrodo de Lithium (de carregamento lento). O eletrólito é modificado, assim como os nossos nanodots, para que seja permitida a multifunção do elétrodo de forma eficaz”, afirmou o CEO da StoreDot, Doron Myersdorf, ao The Next Web.

A nanotecnologia parece realmente ser uma forma de viabilizar um carregamento mais veloz para dispositivos móveis. No ano passado, a jovem de 18 anos Eesha Khare venceu o prêmio de jovem cientista da feira internacional de engenharia da Intel por criar um supercapacitor que armazena uma grande quantidade de energia e poderia ter sua carga restaurada em apenas 30 segundos. Entretanto, a tecnologia de Eesha fora usada apenas em lâmpadas LED, apesar do carregamento de smartphones ser seu objetivo.

Veja abaixo o vídeo de demonstração do novo método de carregamento criado pela StoreDot.

//www.youtube.com/embed/9DhJZAhjbcI

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaINFOSmartphones

Mais de Tecnologia

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre

Gigantes chinesas pressionam por stablecoins atreladas ao yuan para competir com domínio do dólar